Hello world!

5 pontos que tornam o Minha Casa, Minha Vida o melhor programa de habitação popular


Iniciativa do Governo Federal, desde 2009, já ajudou milhões de brasileiros a realizarem o sonho da casa própria

O programa Minha Casa, Minha Vida nasceu em 2009 a partir de uma iniciativa do Governo Federal. Desde então, seus números e resultados o tornaram ainda mais popular e hoje ele é considerado por especialistas o melhor programa de habitação popular da história do Brasil. São nove anos de atuação por meio do incentivo possibilitado por políticas públicas e, entre suas características mais eminentes está a sua importância para a economia brasileira, especialmente o mercado imobiliário e o setor da construção civil. "Mesmo em um cenário de crise econômica, o programa Minha Casa, Minha Vida é muito importante no cotidiano dos nossos negócios. Para muita gente ainda é impossível pensar em adquirir um imóvel sem os benefícios oferecidos pelo Minha Casa, Minha Vida", comenta Marcelo Cândia, diretor de engenharia do Grupo Promoval (http://www.promoval.com.br), incorporadora com sede em Vinhedo (SP), com tradição em atuar no mercado imobiliário.


Em cinco tópicos é possível explicar o que torna o Minha Casa, Minha Vida o melhor programa de habitação popular:

1) Grandeza e velocidade

Ao longo de seus nove anos, o Minha Casa, Minha Vida já entregou quase quatro milhões de moradias em todos os estados do Brasil. Estima-se um investimento na casa dos 300 bilhões de reais nos empreendimentos. O único programa de habitação popular que realizou feitos semelhantes foi BNH (Banco Nacional da Habitação), que durante o período da ditadura militar, financiou 4,5 milhões de imóveis. A diferença é que, para isso, o BNH precisou de 22 anos.

2) Redução do déficit habitacional

Um estudo divulgado em 2016 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) mostrou que, somente entre 2010 e 2014, a queda do déficit habitacional foi de 2,8% ao ano, mesmo com os índices demográficos ainda em alta. Ou seja, cresceu o número de habitantes no país, mas a criação de moradias cresceu ainda mais.

3) Suavização da crise

Em 2009, quando o programa foi criado, o mundo vivia um período de grave recessão econômica, gerando desemprego e falência inclusive nas grandes potências. No Brasil, os efeitos da crise foram aplacados, em parte, porque o programa Minha Casa, Minha Vida movimentou a indústria da construção civil além das expectativas, gerando muitos empregos em todo o país.

4) Criação de subsídios

Essa é a principal característica e também um dos principais méritos do Minha Casa, Minha Vida. Através dos subsídios, as famílias mais pobres, que são as principais vítimas do déficit habitacional e, na prática, quem mais precisa de uma política pública de habitação popular eficaz, conseguiram ter acesso à casa própria. Os subsídios do programa variam de acordo com a renda popular de cada beneficiário, podendo chegar a até 90% do valor do imóvel subsidiado pelo Governo Federal.

5) Mais benefícios e vantagens

Quem já tentou comprar um imóvel por outros métodos, sabe como esse processo pode ser dificultoso e, principalmente, muito caro. Não apenas porque não há subsídios, mas porque bancos e instituições privadas tendem a aplicar altas taxas de juros e outras exigências onerosas. Além dos já citados subsídios, o programa Minha Casa, Minha Vida permite descontos no seguro do financiamento imobiliário e taxas de juros menores que as praticadas no mercado, devido à sua relação com os bancos estatais (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil).

Todas essas características comprovam que o Minha Casa, Minha Vida é não apenas o melhor programa de habitação popular do país, mas a oportunidade que milhões de brasileiros, de várias classes econômicas, precisam e podem aproveitar para adquirir um imóvel. Para fazer simulações sobre o Minha Casa, Minha Vida basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal ou procurar uma construtora ou incorporadora de confiança para ter mais informações sobre toda a documentação necessária e os demais critérios do programa.

Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional