
Ocorre em Brasília-DF, de 8 a 10 de junho, o III ENBRACI - Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis, um dos mais importantes eventos sobre o mercado imobiliário brasileiro, realizado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI). No primeiro dia do evento ocorreu uma das palestras mais aguardadas, sobre "Marketing Imobiliário", ministrada por Bruno Lessa, diretor da agência Marketing SIM e do Portal VGV.
O profissional iniciou a apresentação desmistificando a velha noção que muitos têm de que marketing imobiliário está relacionado apenas à divulgação de empreendimentos, o que é incorreto, mostrando que é algo amplo e que envolve mais do que uma simples campanha de divulgação. Compreende desde o desenvolvimento imobiliário, definição do projeto, do processo de incorporação, passando pela estratégia de vendas e indo até o pós-vendas e relacionamento com clientes.
Na sequência, foram apresentadas as principais mudanças ocorridas no marketing imobiliário, motivadas principalmente pelas mudanças no comportamento do consumidor. Em seguida, diversos cases ilustraram por onde e para onde "caminha" o marketing imobiliário brasileiro. Lessa mostrou também que novas mídias não substituem as tradicionais, mas sim complementam, e que a correta escolha de cada forma de divulgação depende principalmente das características do empreendimento que está sendo trabalho e do público ao qual ele se destina.
Para finalizar a apresentação, foi citado que, apesar de todas as inovações e mudanças comportamentais, nada substitui o corretor de imóveis como o principal meio de divulgação de um empreendimento imobiliário, pois só ele tem a capacidade de humanizar todo este processo e ajudar uma pessoa a cumprir o seu objetivo ao adquirir um imóvel.
Toda a explanação foi muito bem recebida pelos presentes, que acompanharam atentos, aplaudiram e realizaram diversas consultas ao final da apresentação.
O conteúdo da apresentação está disponível no site do ENBRACI e também no SlideShare abaixo. Para entrar em contato com o palestrante, basta encaminhar um e-mail para contato@marketingsim.com.br
Comentários