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Mercado de strip malls inicia o ano com boas perspectivas de crescimento


Já não é novidade que os strip malls caíram no gosto dos brasileiros. Por serem erguidos geralmente em bairros residenciais de grande densidade populacional, os empreendimentos se tornam ótimas opções para os clientes que estão em busca de fazer uma compra rápida, geralmente nas regiões de maior fluxo e na volta pra casa. Os empresários que atuam nesse segmento estão com expectativas positivas para 2019. Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o ritmo de crescimento das vendas do varejo, até dezembro de 2018, teve uma variação de 4,5%. Para 2019, a projeção é de 5,2%. Com isso, os empresários estão mais confiantes para investir em shopping centers, strip malls e no mercado imobiliário comercial.


Outro fator que vai contribuir para a expansão dos strip malls é a criação da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls). “A entidade foi fundada com o objetivo de difundir o conhecimento correto do setor e defender os interesses das empresas associadas”, destaca o presidente da ABMalls, Marcos Saad, empresário com vasta experiência e interesse pelo segmento varejista e desenvolvimento e gestão de centros comerciais por meio da empresa MEC Malls.


A mineira My Mall, que atua há sete anos no desenvolvimento, execução e operação de strip malls, está entre as oito empresas que fundaram a ABMalls. “Somos a única empresa de Minas Gerais a fazer parte da entidade. A associação vai contribuir para o crescimento do segmento e difusão de mais informações sobre esse mercado, que é muito promissor”, avalia Evandro Negrão de Lima Jr, presidente da My Mall.


O empresário destaca que os strip malls continuam sendo um excelente investimento neste momento de retomada da economia. “Os empreendimentos são lojas de rua organizadas, com segurança, conforto e praticidade para lojistas e consumidores. O modelo foi concebido dentro de uma filosofia para atender as necessidades e demandas dos consumidores da região em que estão inseridos que não precisam sair do bairro para realizar suas compras, uma vez que os strip mallsoferecem vários tipos de lojas e produtos diversificados com estacionamento, visibilidade e outras facilidades”, afirma.


Evandro destaca que os lojistas também são beneficiados, por terem condições de fixar preços mais baixos e competitivos, uma vez que as lojas estão em espaços abertos, geralmente com frente para a rua, com área de estacionamento para clientes e custo baixo de condomínio e aluguel muito inferior a shopping centers tradicionais.


Investimentos no segmento


Neste ano, a My Mall vai iniciar as obras de, pelo menos, três empreendimentos: dois em Belo Horizonte e um em Ribeirão das Neves. “Temos ainda a previsão de lançar um empreendimento no Buritis, bairro que está em franca expansão e possui forte demanda comercial”, afirma Negrão de Lima Jr.


No bairro Jardim Vitória, na região nordeste da capital mineira, o My Mall Power Parque Real será erguido no empreendimento residencial Parque Real, planejado e construído pela construtora Emccamp. O power center terá aproximadamente 4,5 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), oito lojas destinadas ao setor de alimentação e dez lojas satélites. Haverá, ainda, três megalojas e 311 vagas de garagem. Entre aquisição do terreno e construção, a previsão é que o investimento chegue a cerca de R$ 20 milhões.


Já o My Mall Street Ouro Preto será construído na avenida Fleming, no bairro Ouro Preto, na região da Pampulha. O empreendimento terá cerca de 2.300m² de ABL destinada à implantação de três lojas âncoras e dez lojas satélites, além de 118 apartamentos de um quarto, de 22 a 36m². Em torno de R$ 25 milhões serão investidos.


Em Ribeirão das Neves, a empresa vai iniciar a construção do My Mall Street Civilização, na avenida Denise Cristina da Rocha (continuação da avenida Padre Pedro Pinto). O empreendimento já tem a ancoragem de um grande posto de gasolina e será erguido ao lado de uma unidade do Supermercados BH. Além disso, o strip mall contará com 10 lojas satélites, duas megalojas e estacionamento com 70 vagas. O empreendimento vai receber, até fim da obra, um investimento de R$ 10 milhões.




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