Hello world!

A importância das eleições municipais para o mercado imobiliário – por Bruno Lessa


Enquanto o Brasil parou para analisar e comentar o desfecho das eleições norte-americanas, existe uma outra eleição prestes a acontecer que tem MUITO mais importância para quem atua no setor imobiliário, ou melhor, para todos nós que vivemos nas cidades: as ELEIÇÕES MUNICIPAIS!


Nem todo mundo sabe, mas no Brasil são os municípios que têm a prerrogativa de determinar como será o uso e a ocupação do solo. É através dos projetos propostos pelo executivo municipal e das leis aprovadas nas câmaras de vereadores que o funcionamento das nossas cidades pode ficar melhor ou pior.


Enquanto vemos pipocar nas nossas redes sociais o debate sobre “Trump X Biden”, praticamente não aparecem as propostas para ajudar a resolver o questão habitacional por parte dos que estão pleiteando cargos públicos.


Ao mesmo tempo em que amigos discutem se deve ou não ter recontagem dos votos nos Estados Unidos da América, temos aqui no Brasil cidades com planos diretores completamente atrasados e que impedem que haja um desenvolvimento ordenado, com mais qualidade de vida para todos (aliás, muitos desconhecem a existência e a importância de um Plano Diretor).


Enquanto a mídia explora a história dos políticos americanos e o seu passado, não vemos os nossos meios de comunicação darem espaço para debates como o adensamento urbano, a verticalização, o êxodo territorial, dentre outros temas de grande importância e que impactam DIRETAMENTE as nossas vidas.


Se você é um eleitor, espero que questione os seus candidatos quanto às propostas que ele possui para a habitação. Saiba que eles têm o poder de ajudar a reduzir a desigualdade social mais do que o Biden retomando o Obama Care. Saiba que eles podem tornar a sua cidade e o seu bairro seguros mais do que o Trump decidindo se entra ou não em uma guerra. 


As coisas que podem realmente mudar a nossa vida para melhor ou para pior estão no nosso alcance. As grandes transformações começam no nosso quintal. Pense nisso. Bom voto!




Bruno Lessa 

Bruno Lessa é publicitário com pós-graduação em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA/USP e diversos cursos de extensão em marketing, vendas e gestão no Brasil e no exterior. É autor dos livros Marketing Imobiliário, Marketing de Relacionamento no Setor Imobiliário e A Jornada de Compra do Imóvel.


Atualmente é diretor da Marketing SIM, agência de soluções integradas de marketing com forte atuação no segmento imobiliário, tendo respondido por mais de R$ 5 bilhões em campanhas de lançamentos de imóveis, além de diversas ações de relacionamento e fidelização de clientes, endomarketing, motivação para equipes de vendas e tecnologia para incorporadoras, construtoras, imobiliárias e corretores.


Ao longo de sua carreira, acumula passagem por diversas agências e empresas, tendo participado de campanhas para grandes anunciantes como Caixa, Bradesco, Vale, Fiat, Cielo, Votorantim e Fundação Getúlio Vargas.


Como empreendedor, além da agência Marketing SIM fundou o Portal VGV (www.portalvgv.com.br), primeiro site do Brasil a tratar de forma ampla o tema marketing imobiliário, se convertendo hoje em uma importante central de conhecimento e plataforma de eventos para executivos do setor.


Bruno Lessa é também palestrante com participação em diversos eventos, autor de artigos veiculados em diversos meios de comunicação e investidor imobiliário.



Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional