Um novo jeito de vender arquitetura


Um novo jeito de vender arquitetura

Arquitetos, artistas gráficos e cineastas da Neorama trabalham imagens, sons e até cheiros imaginários para viabilizar grandes empreendimentos imobiliários

Arquitetura, cinema e música para levar os espectadores a experimentar - cada um com suas próprias expectativas - a vida futura em um edifício ou uma cidade. Este é o trabalho desenvolvido pela equipe de arquitetos e artistas da Neorama - butique especializada em animações e filmes de realidade virtual - para empreendedores de todas as partes do mundo, na concepção de apresentações de projetos, desde residências a grandes empreendimentos urbanísticos.

O resultado é bem mais do que um simples realismo de computação. "O objetivo é inspirar visões. Procuramos fazer com que cada pessoa se construa dentro dos ambientes de nossos filmes e possa vivenciar esse futuro lugar com suas próprias memórias pessoais: perfumes, sabores, sons, filmes, discos e livros", explica Márcio Carvalho, diretor da Neorama.
 
Em 2008, por exemplo, a empresa desenvolveu um filme de apresentação da Transbay Transit Center, terminal do trem rápido que chegará a São Francisco - EUA, e será um novo marco na paisagem urbana da cidade.
 
O filme foi realizado em ambientes 3D, com a maior precisão e riqueza de detalhes possível, para mostrar a arquitetura da cidade existente, a nova torre projetada e os benefícios que ela trará à cidade e seus habitantes. A filmagem foi realizada com voluntários convocados pela mídia, numa manhã de domingo, estratégia que atraiu milhares de pessoas de todas as idades, classes sociais e também etnias que compõem a população de São Francisco. Com a divulgação das imagens foi possível reduzir as resistências que parte da população tinha com relação ao edifício e ganhar a simpatia dos formadores de opinião.
 
Em 2009, a Neorama preparou um filme para a apresentação dos empreendimentos MaxHaus - apartamentos com planta livre, customizáveis por cada morador, realizados com a tecnologia de construção mais contemporânea. Sem uma palavra, apenas com imagens, música e a interação de atores, o filme consegue passar em quatro minutos o que antes os agentes imobiliários levavam uma hora para explicar a seus clientes. "Hoje nossos principais clientes são incorporadoras que desenvolvem produtos inovadores, e temos parcerias com grandes escritórios ao redor do mundo. Somos apaixonados por arquitetura e acreditamos que nossos filmes são ferramentas para difundir seu valor como arte", diz Carvalho.
 
Coerentemente, agora, ainda em 2009, a Neorama mostrará suas construções digitais para milhões de pessoas na TV. A equipe realizou a cenografia de um especial de final de ano que se passa num reino imaginário, com seu castelo, jardins, campos e estradas, tudo concebido em absoluta coerência com a história da arquitetura. Em breve, esse sonho estará na telinha...

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional