Um estudante no meio dos leões


Por Thiago Barreto*

Thiago Barreto

Como estagiário, vivo todas as rotinas de uma assessoria de imprensa, daquelas bem famosas, porém, pública. No ramo da cultura já cheguei a acompanhar filmagens, coletivas de imprensa, coberturas de eventos e plantões na redação. Mas no último dia 29 vi que minha atuação, como imprensa, pode e será muito maior.

Pela primeira vez estive em um grande evento, o Construindo o Grande ABC – tradicional evento sobre o mercado imobiliário regional. Não bastasse ele ser de uma temática a que não estou habituado, tudo era muito diferente do que imaginei. Para mim, a cobertura de imprensa se resumiria a ver algumas palestras e tentar conversar com algumas fontes. Outra curiosidadeseria presenciar um jargão que ouvira na faculdade, o de “coxinha”. Algo sobre o pessoal que vai ao evento para cobri-lo, mas se resume a aproveitar somente os quitutes que lhe oferecem. Enfim, voltando ao evento foi uma surpresa perceber que no mesmo local estavam ícones tão grandes do ramo imobiliário como presidentes de empresas, organizações, prefeitos de cidades do ABC e jornalistas mais experientes, do que o aspirante que os escreve agora.

A ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), como realizadora, esteve presente com seu presidente, Milton Bigucci. Uma presença de peso por sua importância neste ramo. Percebi que conseguir uma entrevista com ele, que também é presidente da Construtora MBigucci, não era de fato difícil, mas teria que vencer a competição com outros colegas jornalistas caso quisesse alguma declaração. Paulo Pinheiro, prefeito de São Caetano do Sul, era outra personalidade de quem todos os jornalistas queriam estar perto e extrair informações.

A equipe responsável pela organização do evento, da agência Marketing SIM, coordenou uma coletiva de imprensa com Bigucci e Pinheiro, onde foram debatidas as ideias de como aumentar e melhorar o mercado de construção civil em São Caetano – uma cidade com 15 km² de extensão, mas com alto padrão de vida. Segundo o prefeito, muito há que se fazer e é possível que em breve tenhamos um projeto que se enquadre no Programa Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal – que por sinal é a grande patrocinadora do Construindo o Grande ABC, que também tem copatrocínio da Gerdau e Mega Sistemas Corporativos, além de apoio do VejaObra e do Portal VGV – que fez a cobertura exclusiva do evento, entrevistando a maior parte dos palestrantes.

A perspectiva do estudante

Para mim, como estudante, se deu com grande importância a possibilidade de ingressar num evento deste porte. Mais do que ir observar o que acontece, foi à possibilidade de poder participar das coletivas de imprensa, ver gravações de TV e como os assessores de imprensa ali presentes articulavam com as fontes. Tudo foi uma grande fonte de informação sobre como funciona o papel de um jornalista na prática.

Indo além das salas de aula e dos estágios, é possível dizer que vivi e fui jornalista pela primeira vez. Cada vez mais percebo a importância de estudantes poderem participar deste tipo de projetos. Pena que a adesão foi pequena por parte de meus colegas estudantes, pois a experiência de participar edição do Construindo o Grande ABC trouxe a mim, algo único em todos os sentidos. Espero estar presente na edição do ano que vem, só que desta vez, como um jornalista, de fato.

*Thiago Barreto é estudante do sexto semestre de Comunicação Social – Jornalismo, pela FMU. Estagiário em assessoria de imprensa na Secretaria de Cultura do Estado. Redator do blog MiraCult. Músico, entusiasta de futebol e velocidade.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional