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Tecnologia para transformar: setor imobiliário

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O setor imobiliário vive um momento de reflexão, mudanças e oportunidades. A situação econômica favorável e o aumento da oferta de construções se mostram um terreno fértil para quem capta, vende ou loca imóveis. Entretanto, para um setor que mostra tamanha ousadia e arrojo nos seus investimentos, algumas práticas muito conservadoras se mantém ainda presentes. Para liderar neste mercado é necessário abraçar novas tecnologias, se tornar mais moderno e eficiente.

Para ajudá-lo nesta missão, apresentamos hoje uma tecnologia que você conhece, mas não sabia que seria uma aliada da sua empresa: a tela multitoque.

As telas touchscreen multitoque (muitas vezes chamadas apenas touchscreens) são, para o setor imobiliário, uma maneira nova de interagir com as informações com as quais o time de vendas precisa contar para fazer o seu trabalho. Entretanto, o seu uso não muda apenas a apresentação das informações. Muda também a relação entre elas, o vendedor e o possível cliente. A seguir, descubra como isso funciona.

Encantamento para um novo tempo

A decisão de comprar um imóvel é um processo longo. Afinal, para a maior parte das pessoas, ela envolve o comprometimento de uma porção razoável dos seus orçamentos. Assim, seus prós e contras são deliberados com cuidado e, muitas vezes, com a participação de diversos membros da família.

Sabendo disto, entendemos que dados absolutos, como metragem, quantidade de quartos e vagas de garagem, não são suficientes para que o consumidor feche o negócio. Não basta convencê-lo. É preciso encantá-lo!

Para atender este propósito são realizados eventos de lançamento, exibidas maquetes ricas em detalhes, impressos folhetos em papéis grossos e muitas cores. Chega-se a montar apartamentos decorados inteiros em stands de venda, mesmo que o edifício não esteja pronto. Estas ações se provam eficazes, porém são demasiado dispendiosas e lentas. Veja como uma tela multitoque pode substituir -ou tornar melhores- os seus esforços de aquisição de clientes.

Todo o seu catálogo, em todos os pontos de venda

Ao montar os stands e pontos de atendimento, as empresas precisam escolher quais serão os imóveis anunciados em cada endereço. Com um catálogo de dezenas (ou mesmo centenas) de empreendimentos simultâneos, a logística de movimentar material promocional para todas as lojas é simplesmente impraticável, tornando necessário limitar e segmentar a divulgação.

Através de uma tela multitoque e uma conexão com a internet é possível consultar todo o catálogo disponível, atualizado em tempo real. Assim que uma nova unidade é adquirida, ela pode ser visualizada por todos os vendedores, imediatamente! Showcase Imóveis, nosso catálogo interativo para o setor imobiliário, tem se mostrado bem eficiente nesse sentido.



Para vender lançamentos e imóveis remanescentes

Um ponto chave que o setor procura resolver no momento é a questão de estoque. Há muitos imóveis disponíveis no mercado, que sofreu uma desaceleração em 2014. Com isso há menos lançamentos e um número elevado de empreendimentos que não foram totalmente vendidos. Estamos longe de uma crise imobiliária, mas, infelizmente, também não estamos no mesmo momento de euforia e vendas fáceis.

As telas interativas são uma solução para ajudar a resolver essa situação. Imobiliárias, construtoras e incorporadoras podem usar catálogos interativos de seus imóveis para apresentá-los ao público. Pode ser em feirões, shoppings, eventos, estandes de vendas – não importa. O importante é mostrar os itens disponíveis e cativar um público que sonha com seu primeiro apartamento, um novo lar ou um escritório comercial.

Seja na venda de lançamentos ou de imóveis avulsos, o importante é montar uma estratégia de marketing completa. Não precisa abandonar os modelos tradicionais de divulgação, como anúncios e estandes de vendas. Nossa sugestão é diversificar. Afinal, se o objetivo é vender duas ou três vezes mais, não adianta simplesmente aumentar a verba em várias vezes. Investir com inteligência é a maneira mais segura.

Recomendações inteligentes no setor imobiliário

Centralizar todo o catálogo da imobiliária traz ainda uma vantagem competitiva. O sistema pode sugerir, de forma inteligente, imóveis semelhantes ao que o comprador está interessado. Basta cruzar as informações sobre tamanho, faixa de preço e outras características para encontrar unidades que atendam os mesmos requisitos.

Assim, o cliente pode entrar procurando um apartamento específico e sair da sua loja tendo adquirido outro que o atende tão bem (ou melhor!) e que seus vendedores nem mesmo conheceriam de outra maneira.

Autosserviço

Hoje a interação com telas sensíveis ao toque já faz parte do repertório de praticamente todas as pessoas. Assim, através de menus inteligentes e uma interface bem projetada, é possível deixar que o usuário faça suas próprias buscas, marque as ofertas que mais lhe interessam e apenas chame o consultor no caso de dúvidas.

São duas vantagens decorrentes deste fato. Primeiro, a equipe na loja se torna capaz de atender um número maior de clientes, com maior atenção e cuidado. Além disto, o senso de independência dá tranquilidade ao consumidor para avaliar e considerar sua decisão sem a pressão que a supervisão do corretor pode causar. Quanto mais tempo as pessoas gastam avaliando as suas ofertas, maiores as chances que elas se interessem por alguma!

 



Envolvimento familiar

É raro que a decisão de compra de um imóvel seja tomada por apenas um membro da família. Muitas vezes, além do casal, vão também os filhos e avós, ou qualquer outro familiar que residirá no lugar ou tem dinheiro envolvido na compra. No caso do aluguel de salas e espaços comerciais, são os sócios ou representantes dos diversos setores da empresa, como financeiro e operacional, que dividem a decisão.

Como as telas touchscreens estão disponíveis em grandes dimensões, elas são ideais para as sessões de discussão das questões relativas à compra. Elas conseguem envolver várias pessoas, de forma que cada um apresente suas opiniões de forma clara para o restante do grupo. Assim, as telas podem trazer este momento, que normalmente acontece em casa ou no escritório, para dentro da sua loja. Com isto um corretor pode auxiliá-los e melhorar as chances de fechar o negócio.

Material sempre atualizado

Uma grande dificuldade para imobiliárias e incorporadoras é coordenar a produção de todo o material promocional com a execução das obras e a comercialização dos imóveis. Além de atualizar automaticamente o seu catálogo quanto à disponibilidade das unidades, através do material virtual é possível atualizar qualquer outro aspecto sobre as suas ofertas.

Se os setores de engenharia e marketing disponibilizaram novas imagens e plantas baixas, todas elas podem ser acessadas imediatamente nos pontos de venda. O mesmo vale para fotografias, vídeos qualquer material promocional. Sem a necessidade de refazer todo o material impresso a cada modificação, a decisão de produzir este material é feita de forma mais inteligente. Principalmente, é feita conforme as necessidades e interesses da empresa, e não das limitações de gráficas e distribuidores.

Interatividade como diferencial

Enquanto maquetes e materiais impressos podem ser apenas observados, é possível manipular, em tempo real, a informação nas telas. Seu cliente quer fazer um passeio virtual por um empreendimento distante? Sem problemas! Ver mais fotos de uma sala? Imediatamente! Que tal conhecer melhor a vizinhança do condomínio? Também é possível!

Além de ajudar a sanar as dúvidas e combater as resistências dos compradores, a criação de uma experiência interativa é memorável. Após vivenciá-la, seu consumidor terá vontade de compartilhar com amigos e familiares. Assim, sua marca se fortalece como inovadora e moderna.

Estas são apenas algumas maneiras em que uma tela está transformando o setor imobiliário. Não são exemplos hipotéticos, de futurologia ou ficção científica. É tecnologia que está, literalmente, ao alcance das suas mãos. Não fique para trás! Invista em tecnologia touchscreen e revolucione o seu negócio!

Fonte: Portal Aqua Marketing Imobiliário

Comentários

  1. A tecnologia é uma grande aliada das organizações. A adoção de sistemas de e-Procurement está bastante consolidada em países desenvolvidos. No Brasil, além dos governos, empresas de médio e grande porte estão investindo cada vez mais nessas inovadoras plataformas tecnológicas – sobretudo em função do reconhecimento de que a área de Suprimentos é altamente estratégica aos negócios.

  2. Maravilhoso!!


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