Tapumes de obra viram galerias urbanas de arte e poderosas ferramentas de marketing imobiliário


Para que serve um tapume em uma obra? Cercar o terreno? Proteger a construção que está sendo erguida ali? Sim, serve para tudo isso, mas também para muito mais. As construtoras e incorporadoras brasileiras estão transformando estes muros temporários em poderosas ferramentas de marketing.

Outrora pixados e mal conservados, atualmente os tapumes estão abrigando até galerias de arte urbanas. Para evitar o vandalismo, muitas construtoras estão convidando artistas locais para exporem nestes espaços a sua arte.

A EBM Incorporações criou o projeto Arte de Obra, que transforma tapumes brancos em telas prontas para receber obras de arte. O objetivo é criar uma galeria a céu aberto, oferecendo acesso gratuito à obras de artistas de renome, estimulando a cultura e a criatividade dos moradores de Goiânia, levando mais beleza e colorido para as ruas, além de incentivar e gerar oportunidades para os artistas na divulgação de seus trabalhos. (Veja aqui detalhes do projeto)

Em Curitiba-PR, o bairro Rebouças ganhou uma exposição de arte a céu aberto, graças a uma ação assinada pelo Grupo Thá, com o nome de ‘Pintando o 7th no Rebouças’. Sete artistas que participam do coletivo de arte e design Mucha Tinta foram convidados para colorir o tapume com extensão de 230m do futuro lançamento da Thá, o multifuncional 7th Avenue Live & Work, vizinho da Ponte Preta e do futuro campus da Universidade Federal do Paraná. (Clique aqui para saber mais sobre esta ação)

A Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI) e a Cyrela Commercial Properties (CCP), em parceria com a Associação Paulista Viva, presentaram a Avenida Paulista, via mais famosa da cidade de São Paulo-SP, com tapumes artísticos colocados no empreendimento das incorporadoras, localizado na esquina com a Rua Pamplona. Os retratos são produzidos por integrantes da ONG Revolucionarte, que capacita jovens de comunidades carentes por meio de cursos profissionalizantes de pintura artística em murais. Por meio da técnica de aerografia, que utiliza compressores de ar, as pinturas no tapume prometem resgatar a história de uma das regiões mais importantes de São Paulo, com uma linguagem dinâmica, harmonizando o ambiente e interagindo com o público. (Veja esta ação clicando aqui)

Já a incorporadora Smart! foi além e inovou em Porto Alegre-RS trazendo o primeiro "tapume 3D" do mundo. A charmosa rua Amélia Teles, no bairro Petrópolis, foi o endereço escolhido para a ação. Lá a tecnologia 3D pode ser conferida pelos moradores da cidade. Quem visitasse o número 315 veria um tapume com uma imagem 3D em tamanho real do living de um dos apartamentos. Usando óculos vermelho/azul, distribuídos gratuitamente no local, o visitante teve a sensação de profundidade, como se estivesse dentro da residência. (Veja aqui como foi esta ação)

Uma das pioneiras em utilizar a arte em tapumes foi a Goldsztein Cyrela. Com o objetivo de estimular a cultura e a criatividade, ao pintar os tapumes que cercam o terreno da obra, a empresa deixou um espaço em branco com a indicação de ‘reservado para a grafitagem’. Artistas anônimso deixaram sua marca no local através de coloridos desenhos feitos com spray. (Veja aqui imagem desta ação)

Todas estas ações provam que é possível inovar, mesmo em mercados tradicionais como o da construção civil. Basta ter criatividade e, principalmente, vontade.

Tapumes de obra viram galerias de arte urbana e poderosas ferramentas de marketing

* Veja mais ações alternativas de marketing no Facebook do portal Vitrine Publicitária

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional