Seconci-SP faz balanço positivo de 2014 e anuncia investimentos para 2015


Seconci-SP apresenta números de 2014

Este ano foi de conquistas para o Seconci-SP (Serviço Social da Construção). Com 10.300 colaboradores e 81 unidades de saúde sob sua administração, próprias ou da rede pública de saúde, espalhadas pelo Estado de São Paulo, a entidade atingiu a marca de 8 milhões de atendimentos em 2014. Em comparação com o ano anterior, estes números representam um aumento de 20% em atendimentos e de 11,5% em colaboradores.

Em suas 11 unidades próprias na capital e no interior paulista, o Seconci-SP deverá fechar o ano com cerca de 2 milhões de atendimentos feitos a trabalhadores da construção civil e seus familiares, 11% a mais em relação a 2013. Esses números incluem: atendimentos médicos e odontológicos; procedimentos ambulatoriais e odontológicos; exames laboratoriais, de imagem e de métodos gráficos; e atendimentos de equipes de apoio (fonoaudiologia, nutrição, serviço social, enfermagem e fisioterapia).

Com aproximadamente 5 mil empresas contribuintes, o Seconci-SP investiu ao longo de 2014 cerca de R$ 1,250 milhão na inauguração de uma nova unidade em Piracicaba (SP), na aquisição de novos equipamentos que aumentaram a capacidade de atendimentos, na ampliação de novos postos de trabalho, entre outras inúmeras melhorias.

“Para 2015 vamos investir R$ 3,5 milhões em novos equipamentos e melhorias, que incluem inauguração de duas novas unidades no interior e aquisição de mais uma Unidade Móvel Odontológica. Serão beneficiados 29 mil trabalhadores da construção civil da região Bauru e 9 mil de Mogi das Cruzes”, anuncia o presidente do Seconci-SP, Sergio Porto.

O Seconci-SP é a entidade de responsabilidade social da construção paulista e atua em três frentes: serviços de saúde, educação e assistência social oferecidos aos 900 mil trabalhadores da construção civil e seus familiares; consultoria em segurança do trabalho para contribuir com a adequação das empresas às leis trabalhistas; e, desde 1998, acumula a atuação como Organização Social de Saúde (OSS), sendo parceiro do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo na gestão de unidades públicas de saúde.

Atividades voltadas à construção civil

Ações de 50 anos do Seconci-SP

Em 2014, a entidade completou 50 anos e, para comemorar, realizou uma série de ações em canteiros de obras. Até o momento, foram beneficiados 4 mil trabalhadores de 99 canteiros de obras, em 11 cidades do Estado de São Paulo, por meio de serviços gratuitos como atendimento odontológico, palestras sobre nutrição, avaliação do IMC e prevenção ao alcoolismo. As ações, que seguem até março de 2015, percorrem os seguintes municípios: Santo André, Santos, Praia Grande, Riviera de São Lourenço, Cubatão, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba, além da capital paulista.

O Seconci-SPtambém produziu uma avaliação nutricionalcom 263 trabalhadores em um canteiro de obras de Ribeirão Preto (SP), que revelou que 37,6% dos trabalhadores estão com sobrepeso e 20,2% são obesos. Esses dados foram utilizados para alertar as construtoras sobre a necessidade de uma alimentação balanceada no local de trabalho.

Os cuidados com a saúde bucal foram tema de outro estudo feito com 560 trabalhadores de sete diferentes canteiros de obras, na cidade de São Paulo. Constatou-se que a maioria dos participantes tem qualidade de higiene oral regular, contabilizando 58,05%. Já a porcentagem considerada boa ficou à frente da ruim, com 23,15% contra 18,8%.

Procura por laudos ergonômicos

Em 2014, o Seconci-SP registrou um aumento na procura pela Análise Ergonômica dos Postos de Trabalho. Para a elaboração do laudo é avaliado cada posto com ferramentas adequadas, que incluem a produção de fotos e filmagem do ciclo de trabalho, e realizada uma pesquisa de postura individual. As novidades para 2015 serão os treinamentos para trabalho em espaço confinado e de segurança durante instalações em serviços de eletricidade. Os novos serviços, disponíveis a partir de janeiro, serão oferecidos tanto na sede do Seconci-SP como no canteiro de obras.

Campanhas de Vacinação

O Seconci-SP promoveu diversas campanhas de vacinação ao longo do ano, imunizando 15 mil trabalhadores da construção civil contra gripe, tétano, sarampo, caxumba e rubéola. As cidades contempladas foram: São Paulo, Santo André, Santos, Praia Grande, Riviera de São Lourenço, Cubatão, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Para contribuir com o Calendário de Vacinação de Adultos, a entidade firmou parceria com a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de São Paulo para vacinar os empregados que passarem pelos exames obrigatórios.

3º Prêmio Seconci-SP

O ano foi marcado também pela 3º edição do Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho, premiação dedicada a reconhecer práticas bem-sucedidas de saúde e segurança do trabalho em canteiros de obras da construção civil no Estado de São Paulo. As companhias contempladas foram (em ordem alfabética): Adolpho Lindenberg Construtora, Construtora Alavanca, Construtora Ferreira Guedes, Even Construtora e Incorporadora, MPD Engenharia, MRV Engenharia, Odebrecht Realizações, Patrimar Engenharia, Racional Engenharia, Tecnisa, TIISA e WTorre Engenharia e Construção. O Comitê Organizador concedeu ainda os prêmios: “Personalidade do Ano”, ao engenheiro Newton Simões, presidente e fundador da Racional Engenharia; “Trabalhador ou Trabalhadora Modelo”, para o mestre de obras da Construtora Adolpho Lindenberg Braz Everaldo de Oliveira, o servente de obra da Tecnisa S.A. Joilson Pereira de Farias e a operadora de grua da Construtora Alavanca Ana Cláudia Vieira de Souza.

Ambulatórios médicos dentro de canteiros de obra

O Seconci-SP e a construtora Eztec inauguraram, em 2014, o primeiro ambulatório médico da entidade dentro de canteiro de obras na capital paulista, medida que contribui para a redução de custos com saúde e garante aos trabalhadores acesso a um atendimento médico de qualidade. Pesquisas da entidade mostram que os exames médicos realizados nestes ambulatórios diminuem o tempo de deslocamento do trabalhador até consultórios médicos e, com isso, evitam o absenteísmo.

Grupo de apoio para depressão

Um grande diferencial para os trabalhadores da construção civil foi a criação do Grupo de Apoio de atendimento psiquiátrico, dando suporte aos pacientes com algum comprometimento de ordem psíquica, como depressão, ansiedade ou compulsão. O atendimento é gratuito e acontece na sede da entidade.

Atendimento fonoaudiológico
Trabalhadores que enfrentam problemas de fala, audição e labirintite (tontura) podem contar com atendimento fonoaudiológico oferecido pelo Seconci-SP. A equipe de fonoaudiologia realiza cerca de 2.000 exames ocupacionais de audiometria por mês, que avaliam se o trabalhador possui ou não perda auditiva, possibilitando melhor tratamento e reabilitação.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional