São Paulo recebe exposição “A Cidade Somos Nós”


Os seis trabalhos vencedores da iniciativa cultural promovida pelo Secovi-SP e o ITDP ficarão expostos de 28/11 a 2/12 na Câmara Municipal de São Paulo

De 28/11 a 2/12 – segunda a sexta-feira –, das 9 às 18 horas, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, Centro), ficarão expostos os seis trabalhos selecionados no concurso cultural “A Cidade Somos Nós – Propostas para a São Paulo de 2030”.

A iniciativa do Secovi-SP e do ITDP (Institute for Transportation and Development Policy) estimulou o desenvolvimento de trabalhos criativos, com propostas de soluções para o problema de mobilidade na Capital.

Arquitetos, urbanistas e estudantes aplicaram os "10 Princípios da Mobilidade Urbana Sustentável" – que compreende boas práticas adotadas em diversas cidades ao redor do mundo –, na solução de uma área que abrangeu a região da Praça da Bandeira e suas conexões com Largo São Francisco, Praça do Patriarca e Câmara Municipal de São Paulo.

Eduardo Della Manna, diretor de Legislação Urbana do Secovi-SP e coordenador do projeto, ficou satisfeito com os resultados desta primeira experiência e já pensa em realizar uma segunda edição do concurso em 2012, desta vez compreendendo a área metropolitana de São Paulo. “O resultado foi gratificante e os trabalhos apresentam qualidade e condições de serem adotados como solução urbanística para a cidade”, ressalta.

Resultados - Dos 106 projetos inscritos, foram selecionados seis finalistas. O trabalho vencedor foi elaborado pelos arquitetos José Paulo de Bem, Fernanda de Macedo Haddad e Cassia Regina Mariano. A solução proposta por eles valoriza a acessibilidade, privilegia os pedestres e as ciclovias, além de destacar a importância histórica do local.
José Tadeu Braz foi o segundo colocado, com um projeto de valorização do patrimônio histórico. O terceiro lugar ficou com a equipe formada por Helen Viviane Sakano, Carolina Maria Rodrigues Dias, Fernanda Lima Skar e Guilherme Bastos Borba Costa. Com uma proposta futurista, valorizaram os espaços destinados a pedestres, propondo ciclo faixas em vias compartilhadas e um terminal de ônibus concebido com arquitetura ecológica.

O prêmio Destaque ficou com o grupo formado por Ricardo Corrêa da Silva, Guilherme de Almeida Rebelo, Letícia Lindenberg Lemos, Juliana de Campos Silva e Priscila Krayer, que propuseram a utilização dos rios como meio de transporte.

Duas equipes, uma formada por Rafaela Lino Izeli, Fernanda Lie Sakano, Milena Faveri Rodriguese Natalia Cristina Calvi; e outra por Beatriz Carra Bertho, Gabriela Almeida Ortega, Ricardo Marchesini Galvao e Telmo Terumi Teramoto receberam menção honrosa e os trabalhos também ficarão expostos na Câmara.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional