NEWSLETTER    RECEBA SEMPRE EM PRIMEIRA MÃO NOSSO CONTEÚDO

Rio de Janeiro tem o metro quadrado mais caro da América Latina

Realizado pelo grupo argentino Navent e pela Universidade Torcuato Di Tella, de Buenos Aires, levantamento analisou imóveis localizados nas principais cidades da região.


17_rio_de_janeiro


O grupo argentino Navent, do qual o Imovelweb faz parte, realizou, em parceria com o Centro de Investigação em Finanças (CIF) da Escola de Negócios da Universidade Torcuato Di Tella, de Buenos Aires, Argentina, um levantamento sobre o preço do metro quadrado dos imóveis das 15 principais cidades de dez países da América Latina.

O estudo identificou que o metro quadrado mais caro da região é o da cidade do Rio de Janeiro (U$S 4.079), no Brasil; seguida por Santiago do Chile (U$S 3.269); Montevidéu, no Uruguai (U$S 2.910) e Buenos Aires, na Argentina (U$S 2.659). Já as mais baratas são Caracas, na Venezuela (U$S 840), Guadalajara, no México (U$S 1.194) e Bogotá, na Colômbia (U$S 1.352).

O estudo recém-divulgado (a pesquisa é realizada duas vezes ao ano, em março e setembro), teve como base o preço dos imóveis na última semana de março. A base de dados considera os anúncios realizados nos portais da Navent nas respectivas localidades. São eles, ZonaProp (Argentina), Imovelweb e Wimoveis (Brasil), Inmuebles24 (México), Adondevivir (Peru), Plusvalía (Equador), Conlallave (Venezuela) e CompreoAlquile (Panamá). Com o objetivo de ser uma amostra homogênea e comparável em toda América Latina, a pesquisa se concentra em regiões com características semelhantes nas diferentes cidades.

Confira agora, o preço médio por metro quadrado, em dólares, em cada uma das cidades pesquisadas:

Cidade Preço
Rio de Janeiro, Brasil $ 4,079
Santiago de Chile, Chile $ 3,269
Montevideo, Uruguai $ 2,910
Buenos Aires, Argentina $ 2,659
São Paulo, Brasil $ 2,637
Cidade do Panamá, Panamá $ 2,018
Distrito Federal, México $ 1,895
Lima, Peru $ 1,845
Rosário, Argentina $ 1,612
Córdoba, Argentina $ 1,542
Monterrey, México $ 1,419
Quito, Equador $ 1,386
Bogotá, Colômbia $ 1,352
Guadalajara, México $ 1,194
Caracas, Venezuela $ 840
Preço Médio Geral $ 2,044

Na América Latina, os imóveis residenciais ocupados pelas classes média e média-alta, frequentemente, são um importante meio de investimento de longo prazo para os compradores. O objetivo da pesquisa é calcular regularmente o valor de venda do metro quadrado de uma unidade residencial típica nas principais cidades da região, de acordo com uma metodologia que atenda às normas internacionais geralmente aceitas. A metodologia completa pode ser vista no site do índice http://www.utdt.edu/rial

Os resultados fornecem informações valiosas sobre o mercado imobiliário, o que é útil para as famílias, para o sistema financeiro e para analisar as economias da região.

 

Sobre o grupo Navent


 

É um grupo líder no mercado imobiliário online e classificados de empregos na América Latina. Seu objetivo é ajudar as pessoas a alcançarem dois dos desejos mais importantes de suas vidas: encontrar um emprego e uma casa. A prioridade da Navent é permitir que os usuários e clientes tomem as melhores decisões, de forma rápida e fácil, superando suas expectativas e promovendo relacionamentos de longo prazo. Uma característica fundamental da empresa está no compromisso com o crescimento contínuo dos mercados. Com mais de quarenta mil clientes, o grupo Navent opera com imóveis em sete países: Argentina (ZonaProp), Brasil (Imovelweb e Wimoveis), México (Inmuebles24), Peru (Adondevivir), Equador (Plusvalía), Venezuela (Conlallave) e Panamá (CompreoAlquile).

 

Sobre Imovelweb


 

Fundado em 1999, o Imovelweb é um dos maiores portais do mercado imobiliário do Brasil. Referência em Real Estate faz parte do grupo argentino Navent, uma das dez maiores empresas de internet da América Latina. Com mais de 150 colaboradores no Brasil, é uma multinacional sólida, de capilaridade nacional e com a maior capacidade de investimento do mercado em plataforma digital. Mais informações em www.imovelweb.com.br

 

Sobre Centro de Investigações em Finanças:


 

Criado em 1995, graças ao apoio de um grupo de bancos nacionais e estrangeiros com a missão de gerar análises de primeiro nível na área de Finanças Aplicadas, o Centro de Investigação em Finanças (CIF) da Universidade Torcuato Di Tella, de Buenos Aires, Argentina, conseguiu reunir ao longo dos anos um importante grupo de especialistas internacionais em economias emergentes. O CIF patrocina estudos acadêmicos, consagrados, elabora indicadores econômicos, que são referência obrigatória do mercado para o acompanhamento da conjuntura macroeconômica, como o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), Expectativas de Inflação (EI) e o Índice Líder (IL). O CIF ainda organiza seminários no âmbito da Escola de Negócios e conversas sobre a conjuntura político-econômica, além de contribuir para financiar conferências acadêmicas de relevância internacional.

Comentários


Próximo evento

Congresso do mercado imobiliário de Ribeirão Preto

Em breve mais informações sobre a edição de 2018. Veja como foi 2017.

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV


Adquira guias completos do mercado imobiliário da sua região. Tenha em suas mãos tudo o que precisa para vender mais.


saiba mais

APOIO INSTITUCIONAL

NEWSLETTER    RECEBA SEMPRE EM PRIMEIRA MÃO NOSSO CONTEÚDO