Profissionais da construção civil discutem novas normas e o futuro do setor


11ª edição do Seminário de Atualização Tecnológica

As mais recentes inovações e tecnologias usadas pela construção civil, o seguimento correto de normas, as principais tendências do mercado e os desafios do setor foram os principais assuntos debatidos por engenheiros, arquitetos e demais profissionais da área, durante a 11ª edição do Seminário de Atualização Tecnológica, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG), na sede do Crea Minas, em Belo Horizonte. Um dos destaques do evento foi o lançamento da Recomendação Técnica para utilização das Normas de Desempenho 15.575:2013 - Edificações Habitacionais, que institui níveis de desempenho mínimo ao longo de uma vida útil para os elementos principais (como estruturas, paredes, instalações elétricas e hidrossanitárias, pisos, fachadas e coberturas) de toda e qualquer edificação habitacional.

O presidente da Abrasip-MG, Breno de Assis Oliveira, também anunciou durante a abertura a aproximação da entidade com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), iniciativa que deve trazer resultados positivos para os associados em breve. "Este relacionamento favorecerá o alcance de algumas metas, como a revisão da norma de distribuição de energia. Acredito que era isso que faltava: nós, como engenheiros e técnicos de instalações prediais, termos voz ativa naquilo que mais nos aflige: a questão do relacionamento com as concessionárias", revelou.

O engenheiro e presidente da Direcional Engenharia, Ricardo Valadares Gontijo, foi o responsável pela palestra A percepção de valor pelo incorporador diante das tendências do mercado, na qual falou sobre o atual cenário da construção civil. Apesar da desaceleração do setor, o empresário se mostrou confiante. "Eu acredito muito no Brasil. O maior problema hoje é a crise de confiança. Ninguém confia no país e isso é muito ruim para nós, pois temos um potencial enorme e com uma demografia espetacular. Precisamos de pessoas com mais credibilidade e conhecimento no poder para que a economia volte a se aquecer", afirmou. Capacitação de mão de obra e dicas para que as empresas alcancem e mantenham o sucesso também foram abordadas.

Sistemas permitem a redução de gastos

Giuliano Lopes Alegretti, engenheiro de aplicação da Schneider Electric, falou sobre economia e gerenciamento de energia nos ambientes hospitalares. Alegretti apresentou os sistemas inteligentes oferecidos pela empresa, como a automação predial e o KNX, que permite inclusive o controle automático de iluminação. "É um serviço que tem sido bastante procurado pelo setor, em função da sua redução de gastos, responsável por uma economia em torno de 30% na conta de luz", afirma. O engenheiro também apresentou o Eco Struxure Solutions, que reúne vários comandos em um só sistema e pode ser ligado via computador com apenas um clique. "Além da economia de energia, isso gera um ganho de tempo, pois a pessoa não precisa ir até a sala do hospital, onde o sistema está implantado, para ligá-lo".

Hugo Farina, diretor da INPrediais, foi o palestrante convidado mostrar como a Plataforma BIM (Building Information Modelling) pode ser aplicada nos projetos de sistemas prediais. Entre os vários benefícios do software estão a organização da base de dados e facilidade de visualização. "No BIM dá para fazer o roteamento do sistema, aplicações computacionais como dimensionamento e várias outras atividades", explicou. De acordo com Farina, o BIM pode ser usado no projeto pré-executivo, na modelagem e instalação do sistema predial. "Através do software, temos a possibilidade de mostrar ao cliente o resultado final da obra".

Ricardo Giardini, executivo de produtos da Mexichen Brasil, abordou os principais problemas encontrados nas instalações hidrossanitárias das construções, como a falta de isolamento acústico, e apresentou o caseAmanco e Construtora Camargo Corrêa, em que utilizaram tubos e conexões de polibutileno da linha Amanco FlexTemp para a construção do sistema hidrossanitário do empreendimento. Diferente do que é usado no mercado, os produtos da linha FlexTemp não exigem uso de ferramentas para a instalação, pois são flexíveis e encaixáveis, reduzindo o custo de mão de obra e produção de resíduos nos canteiros de obras. Com o uso desses produtos, pode-se alcançar um ganho de até 50% na produtividade.

Norma de Desempenho NBR 15.575

Uma das palestras mais esperadas foi a Recomendação Técnica (RT) da Abrasip-MG para as Normas de Desempenho 15.575. Weber Carvalho, diretor da Projelet e um dos autores da Recomendação, foi o responsável por explicar as mudanças impostas pela nova Norma e qual o objetivo da RT. "A NR 15.575 estimula o desenvolvimento de pesquisas para que o fornecedor ofereça mais informações para o cliente, além de proporcionar uma maior interação entre os envolvidos no projeto, como construtora e fornecedores. Já a RT traz de forma simplificada, os pontos mais importantes a serem observados para atender à nova Norma", afirmou. O material está disponível para download gratuito no site da Abrasip-MG (www.abrasipmg.com.br).

Associação é a palavra-chave

O engenheiro e consultor empresarial Carlos Pessoa ministrou a palestra sobre Desafios estratégicos e inovação no setor de construção civil. Um dos pontos abordados pelo profissional foi a união entre as empresas para ajudar a fortalecer o mercado. Para explicar na prática, a importância da associação, Pessoa desenvolveu uma dinâmica com a ajuda de participantes do seminário. O objetivo da ação foi mostrar que, em uma associação, todos os membros são importantes. "Não adianta você dizer 'eu sou uma empresa grande' ou 'eu sou uma empresa pequena'. Todos, independentemente do porte, somos peças fundamentais dentro de uma entidade", declarou. O Seminário contou com a participação de aproximadamente 250 funcionários de empresas como Precon e Direcional Engenharia e, durante os intervalos, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto os novos produtos e tendências lançadas pela ITAIM, Amanco, Hager, Schneider e Deca.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional