Procura pela compra de apartamento em São Paulo aumentou gradativamente nos últimos anos


Aumenta a procura pela compra de apartamentos em São Paulo

De acordo com os Censos Demográficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) houve na cidade de São Paulo aumento substancial do número de domicílios. De acordo com a tipologia utilizada nessa pesquisa, o número de casas registrado em 2000 era de 2.193.856, e em 2010 foi para 2.470.248, enquanto que a quantidade de apartamentos que era de 751.410 passou para 1.009, 636, o que representa uma variação de 12,6% de casas e 34,4% de apartamentos.

Entre os Distritos da Capital, nesse intervalo de tempo, no quesito apartamento, a Mooca apresentou uma variação de 60,8%, no Morumbi, a expansão foi de 79,2%, no Itaim Bibi, de 41,5%, e em Moema, a taxa de crescimento foi de 37,5%. Ou seja, em alguns distritos da capital, houve expressivo aumento das unidades apartamentos, muito superior à média observada para o total do Município.

De acordo com o CEO Roberto Bisker, da incorporadora SABGROUP, as famílias de hoje estão deixando de morar em apartamentos grandes, onde pagam IPTU (Imposto Predial e Território Urbano) e condomínio de valor alto, para morarem em apartamentos menores, que proporcionem a elas maior qualidade de vida. “As regiões mais procuradas são aquelas com infraestrutura completa, áreas de lazer, de preferência próximo ao trabalho ou dê fácil acesso ao meio de transporte público, e da escola dos filhos, para poderem passar menos tempo no trânsito e ficarem mais com a família”, explica.

As regiões centrais, onde o valor do metro quadrado é mais caro, são as mais procuradas por se adequarem a essa nova realidade, o que, segundo Bisker, explica o aumento pela procura das famílias modernas por espaços menores.

“Hoje em dia, os empreendimentos compactos possuem áreas estratégicas que conseguem suprir as necessidades dos moradores, que "abriram mão" de grandes espaços, mas que valorizam o encontro com os amigos, como é o caso do espaço gourmet, por exemplo”, afirma Roberto Bisker.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional