Prêmio O Melhor da Arquitetura divulga seus vencedores


Prêmio O Melhor da Arquitetura divulga seus vencedores

Projetos brasileiros são reconhecidos por propor uma arquitetura contemporânea, rica em soluções inovadoras, confortável a seus usuários e amigáveis ao meio ambiente

A Revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, da Editora Abril, divulgou, em São Paulo, o Prêmio O Melhor da Arquitetura 2009. Criado em 2008, quando a publicação completou 21 anos, o prêmio tem como objetivo destacar a criatividade dos profissionais, os projetos inovadores, as soluções sustentáveis, e os aspectos técnicos e estéticos, além de mostrar ao leitor as tendências em arquitetura e urbanismo que promovem a qualidade de vida nos espaços públicos, ambientes de trabalho, espaços comerciais e residenciais. Em 2009, foram 296 projetos efetivamente inscritos, recorde em relação à primeira edição, que contou com 281 trabalhos.

Os vencedores foram escolhidos por voto popular, através de um hotsite especialmente criado para o Prêmio, e por um júri misto, formado por jornalistas, arquitetos e formadores de opinião.

Na cerimônia de entrega dos prêmios, os autores dos melhores trabalhos foram homenageados e receberam um certificado e o troféu “O Melhor da Arquitetura 2009”, além de terem seus trabalhos publicados na Revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO que circula durante o mês de dezembro. Os projetos vencedores podem ser vistos por meio do site http://casa.abril.com.br/materias/arquitetura/melhor-arquitetura-conheca-ganhadores-516320.shtml.

 

Premiados da 2ª edição do Prêmio Os Melhores da Arquitetura

 

INTERVENÇÃO URBANA

Parque da Juventude

Aflalo e Gasperini Arquitetos

Parte do assustador conjunto prisional do Carandiru, em São Paulo, deu lugar a quadras, ginásio, centro de exposições, auditório, piscina e museu de esportes. Os edifícios mantidos abrigam diversos pavilhões e o restante da área virou um grande parque.

 

RETROFIT

Hamburg Süd

Athié Wohnrath Projetos e Gerenciamento

Próximo ao porto de Santos e tombado pelo Patrimônio Histórico, este armazém do século 19 teve a fachada e o telhado preservados. Os três andares e o subsolo, reformados, receberam as novas instalações do escritório da empresa alemã de transporte marítimo.

 

EDIFÍCIOS INSTITUCIONAIS (EDUCAÇÃO)

Escola Estadual Jardim Tatiana

Grupo SP

O terreno definiu este projeto na periferia de São Paulo: um edifício espraiado, aberto para a paisagem, com salas de aula voltadas para a mesma vista. Uma rampa articula os dois blocos e orienta a circulação. Painéis de madeira fecham as estruturas de concreto e atenuam a incidência do sol e da chuva.

 

EDIFÍCIOS INSTITUCIONAIS (CULTURA)

Centro Cultural de Araras

AUM Arquitetos

Localizado em uma antiga estação ferroviária de Araras, SP, o centro cultural possui auditório e salas de exposições instalados em velhos depósitos. Uma nova construção, no centro e sob um espelho-d’água, integra as alas. Telas metálicas alteram a percepção do volume das fachadas.

 

EDIFÍCIOS INSTITUCIONAIS (SAÚDE)

Laboratório Fleury

Rocco Arquitetos Associados

O prédio da unidade do Itaim Bibi, na capital paulista, conta com amplos espaços e luminosidade natural. Uma instalação permanente é item de destaque, assim como poemas, fotografias, painéis, móbiles, pinturas e frases de autores famosos, que ficam expostos pelos andares.

 

EDIFÍCIOS INSTITUCIONAIS (LAZER)

Complexo Esportivo Clube Pinheiros

Jayme Lago Mestieri Arquitetura 

Do complexo original deste clube, em São Paulo, sobrou apenas uma grande laje. Hoje superaproveitada, ela conduz do bar externo à prainha de leitura, passando pelo gazebo climatizado e pelos sanitários. Uma escadaria integra os espaços e serve também como ponto de encontro e arquibancada.

 

EDIFÍCIOS COMERCIAIS OU DE ESCRITÓRIOS ( ATÉ 4 PAVIMENTOS)

Atelier de Arquitetura

Frederico Zanelato Arquitetos

O bloco de 8 x 8 m, apoiado em quatro pilotis, flutua sobre o terreno em desnível, em Mogi das Cruzes, SP. Os materiais são simples e econômicos: tábuas de demolição, concreto sarrafeado, elementos vazados de concreto. Telhas metálicas termoacústicas pintadas de branco ajudam a clarear o interior.

 

EDIFÍCIOS COMERCIAIS OU DE ESCRITÓRIOS (ACIMA DE 4 PAVIMENTOS)

Centro Tecnológico Mahle

Roberto Loeb e Associados

O edifício com anéis semicirculares e estrutura pré-fabricada de concreto e metal integra-se a uma reserva florestal em Jundiaí, SP. Brises evitam que o sol incida diretamente nas fachadas, enquanto espelhos-d’água nas coberturas mantêm a umidade do ar e diminuem a temperatura interna.

 

ESCRITÓRIOS (ESCRITÓRIOS)

Glem

Mareines + Patalano

O escritório ocupa parte da área ociosa sob a arquibancada do Estádio de Remo, no Rio de Janeiro, um espaço parcialmente enterrado. Os arquitetos dividiram o vão em três lajes que acomodam diretoria, salas de reunião, centro de operações e ambientes de apoio. A circulação acontece pelo vazio central.

 

ESCRITÓRIOS (AGÊNCIAS)

Leo Burnett

NPC Grupo Arquitetura

Esta obra, sede brasileira da agência em São Paulo, integra dois edifícios num conjunto único. Trabalho e descontração se misturam num ambiente de convivência permanente: as salas dos vice-presidentes ficam em torno de locais de passagem e, na cobertura, as salas de reuniões estão perto de uma galeria.

 

HOTELARIA

Colônia de Férias do Sesc

Teuba Arquitetura e Urbanismo

A unidade do Sesc em Bertioga, SP, coloca em prática o conceito do “ecologicamente correto” funcional. O resultado: conforto térmico, transparência e fluidez, ventilação cruzada nos quartos, materiais de construção tradicionais e renováveis e grandes varandas centrais interligadas.

 

BARES E RESTAURANTES (BARES)

Café Estação Ciência

Una Arquitetos

Prestes a ser tombado pelo Patrimônio Histórico, o Centro de Difusão Científica do CNPq e da USP, no bairro paulistano da Lapa, abrigou uma tecelagem e plataformas ferroviárias no início do século 20. Instalado na antiga plataforma de embarque, o café não interfere nesse conjunto.

 

BARES E RESTAURANTES (RESTAURANTES)

Kaá

Studio Arthur Casas Arquitetura e Design

A parede coberta de plantas oriundas da mata Atlântica dá profundidade ao espaço. Uma estante divide o enorme ambiente em duas áreas distintas. O teto de lona abre automaticamente. Com mobiliário contemporâneo, a filosofia é proporcionar ao paulista urbano um escape ao caos.

 

LOJAS E SHOWROOMS

Hermes Ebanesteria

Ângela Roldão Arquitetura

Um galpão abandonado, com tubulações e estrutura metálica aparentes, tornou-se uma loja de  móveis, armários e pisos em Belo Horizonte. Recuperou-se o cimento queimado, enquanto as paredes foram parcialmente descascadas. Na fachada, porta de vidro e alumínio deram lugar a um modelo de madeira.

 

CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS (ACIMA DE 3 MIL M² OU MAIS DE 5 PAVIMENTOS)

Vale dos Cristais

Gustavo Penna Arquiteto & Associados

Este empreendimento em Nova Lima, MG, propõe um jeito não convencional de viver a montanha. O condomínio, construído com materiais naturais, como madeira, pedra e tijolo, cerca-se de áreas verdes. Um sistema viário claro e bem planejado e o controle de portarias garantem a segurança.

 

CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS (ATÉ 3 MIL M² OU 5 PAVIMENTOS)

Box House

Yuri Vital Arquitetura 

Dezessete moradias de 46 m², com dois andares e garagem individual, compõem este condomínio de baixo custo construído em São Paulo. A localização e o tamanho das janelas visaram economia de energia. Telhas sobre a laje diminuem o calor nos ambientes internos.

 

RESIDENCIAL (PRAIA)

Casa Trancoso

Roberto Migotto

Arquitetura & Interiores

Vidro e madeira dão forma a esta casa na Bahia. Inúmeras e amplas aberturas captam luz e propiciam ventilação cruzada, dispensando ar condicionado. Os revestimentos internos foram escolhidos para proporcionar conforto acústico: esquadrias e painéis de madeira, forro de fibra natural e piso de resina.

 

RESIDENCIAL (CAMPO)

Casa em São Luís do Paraitinga

Libeskindllovet Arquitetos

Os moradores queriam fazer passeios na mata, nadar no lago e observar a paisagem. A proposta: um pavilhão térreo de concreto aparente, com extensos panos de vidro separando a área livre da construída. Ambientes sequenciais abertos enquadram o lago à frente e a mata Atlântica nos fundos.

 

RESIDENCIAL (CIDADE)

Casa Corten

Studio mk27

Esta casa, em um terreno estreito e comprido, traz no térreo um deck com lareira e na cobertura uma piscina aquecida com vista para o Parque do Ibirapuera. O diálogo entre as texturas (da placa enferrujada, da pedra, da madeira, da massa branca e do vidro) constrói o espaço.

 

MENÇÕES HONROSAS

 

Arquiteto Ruy Rezende

O homenageado em Sustentabilidade é o Edifício Cidade Nova, no Rio de Janeiro, projetado pelo arquiteto Ruy Rezende. Ao aliar técnicas construtivas eficientes e preocupar-se com questões sociais e urbanísticas, este empreendimento foi o primeiro na capital fluminense a receber o LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), certificação criada pela americana Green Building Council.

 

Botti Rubin Arquitetos

Pelo conjunto da obra o homenageado é o escritório paulista Botti Rubin Arquitetos, comandado por Alberto Botti e Marc Rubin. Desde 1955 atuando em parceria, a dupla coleciona trabalhos que permeiam todas as áreas da arquitetura – de casas a edifícios residenciais, comerciais, culturais e escolares, passando por hospitais, shopping centers e projetos de planejamento urbano.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional