Prêmio O Melhor da Arquitetura divulga os vencedores


Projetos brasileiros são reconhecidos por propor uma arquitetura contemporânea, rica em soluções inovadoras, confortável aos usuários e amigáveis ao meio ambiente

A revista Arquitetura & Construção, da Editora Abril, divulgou, em São Paulo, os vencedores do prêmio O Melhor da Arquitetura 2011. Criado em 2008, quando a publicação completou 21 anos, o prêmio tem como objetivo destacar a criatividade dos profissionais, os projetos inovadores, as soluções sustentáveis e os aspectos técnicos e estéticos, além de mostrar ao leitor as tendências em arquitetura e urbanismo que promovem a qualidade de vida nos espaços públicos, ambientes de trabalho, espaços comerciais e residenciais. Em 2011, o número de trabalhos inscritos cresceu - foram 409 projetos. Em 2010, 347 projetos concorreram ao prêmio. Além dos nove jurados, selecionados entre profissionais, professores, críticos e formadores de opinião, o público também participou da votação. Cerca de 45 mil internautas votaram nos 68 finalistas, entre 9 de agosto e 19 de setembro.

Na cerimônia de entrega dos prêmios, realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo, os autores dos melhores trabalhos foram homenageados e receberam o troféu O Melhor da Arquitetura 2011, além de terem os trabalhos publicados na Arquitetura & Construção de novembro.

Premiados da 4ª edição do Prêmio Os Melhores da Arquitetura

INTERVENÇÃO URBANA
Estação Cidade Nova
JBMC Arquitetura & Urbanismo
No centro do Rio de Janeiro, perto do Sambódromo, a estação de 6121 m2 liga duas linhas da malha metroviária. Sustentada por apenas três arcos metálicos entrelaçados, uma grande passarela coberta de 207 m de extensão transpõe a avenida e integra o sistema de trens com o de ônibus urbanos.

RETROFIT
Fábrica Santa Helena
Kruchin Arquitetura
A construção de 1918 em Jacareí, SP, abrigava uma fábrica de tapetes. Embora tombada, encontrava-se deteriorada e carente de novo uso. O projeto recuperou a fachada em ruínas e inseriu um elemento inovador: a cobertura, sustentada por tesouras de aço. Hoje, o imóvel de 5.700 m2 tornou-se um entreposto de alimentos.

EDIFÍCIOS INSTITUCIONAIS - ADMINISTRATIVO
Sede do Sebrae Nacional
gruposp + Luciano Margotto
Integrado à paisagem de Brasília, o projeto responde às condicionantes urbanísticas da cidade. Com térreo aberto, o conjunto de 25 mil m2 não interrompe a vista da paisagem ao fundo – nem a do céu, presente através do grande espaço central. A curva do setor de serviços, na face norte, dá identidade à construção.

EDIFÍCIOS INSTITUCIONAIS - CULTURA
Biblioteca Mário de Andrade
Piratininga Arquitetos Associados
O restauro do edifício de 12 mil m2 no centro de São Paulo, feito desde a escala dos revestimentos até a do mobiliário, reconfigurou a biblioteca circulante, um novo acesso e as salas de pesquisa. Redimensionada, a rede de infraestrutura inclui sistemas de climatização e de controle de umidade.

EDIFÍCIOS INSTITUCIONAIS – EDUCAÇÃO
Parque da Terceira Água
M3 Arquitetura, Silvio Todeschi, Alexandre Campos, Vazio S/A
Marcado por um invólucro de chapa metálica, o prédio de 4.300 m2 em Belo Horizonte faz parte de uma intervenção numa favela. Dedicado a cursos técnicos e programas de educação ambiental, o edifício conta com cozinha coletiva, creche e brinquedoteca.

EDIFÍCIOS INSTITUCIONAIS – LAZER
Orquidário Professora Ruth Cardoso
Decio Tozzi Arquitetura e Urbanismo
Com 633 m2, o orquidário localizado em um parque da capital paulista teve como referências as culturas africana, indígena e précolombiana – inspirações que levaram ao formato da oca. Claraboias em estrutura de aço, vidro e plástico permitem a entrada controlada de luz natural e ventilação permanente.

EDIFÍCIOS INSTITUCIONAIS – SAÚDE
Unidade Perdizes - Hospital Albert Einstein
Levisky Arquitetos Associados
Num lote de esquina de 2 500 m2 em um bairro nobre de São Paulo, esta unidade soma 20 mil m2 de área construída. Painéis e reentrâncias verticais nos setores de espera e de circulação interna reforçam a iluminação natural, enquanto os painéis de vidro insulado e serigrafado fazem o controle térmico.

EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS
Estúdios de Cinema
Mauro Munhoz Arquitetura
O complexo em Paulínia, interior paulista, soma 6.970 m2. Compreende quatro estúdios e um corredor central, que interliga marcenaria e áreas de acesso de veículos de carga aos setores de apoio (camarins, figurino etc.). Nos estúdios, as vigas metálicas formam passarelas sobre os espaços de produção e sustentam os equipamentos.

EDIFÍCIOS COMERCIAIS - ATÉ 4 PAVIMENTOS OU 500 M2
Galeria Concreta
GCP Arquitetos
O concreto é o protagonista desta galeria de 168 m2 em São Paulo. A estrutura combina vigas e pilares metálicos modulares que, em forma de pórtico, sustentam os fechamentos laterais, a escada, o mezanino e a cobertura. Um pátio aberto facilita a circulação e aumenta a área de incidência de luz natural e ventilação no interior.

EDIFÍCIOS COMERCIAIS - ACIMA DE 4 PAVIMENTOS OU 500 M2
SAP Labs
Eduardo de Almeida + SIAA
Planejado para abrigar o setor de desenvolvimento de softwares da empresa em São Leopoldo, RS, o edifício de 7.500 m2 divide-se em três pavimentos, com estruturas de concreto aparente associadas a materiais metálicos. Dois blocos paralelos criam áreas centrais abertas e vãos que possibilitam aproveitar luz e ventilação naturais.

ESCRITÓRIOS
Kagen
Sergio Camargo Arquitetos Associados
O espaço de 200 m2 adequou-se às atividades de suporte a novos negócios da agência. Incubadora, sala de reunião e auditório são delimitados por uma única parede sinuosa de tijolos aparentes. A remoção do forro de gesso, das antigas luminárias e dos dutos de ar condicionado revelou a estrutura de concreto, com laje maciça e pilares duplos.

HOTELARIA
NauRoyal Hotel Boutique e Spa
GCP Arquitetos
Com linhas que privilegiam a visão da paisagem, o hotel em São Sebastião, litoral norte paulista, tem 950 m2. Os terraços das 15 suítes funcionam como brises, que protegem o interior do aquecimento da luz solar. Já o sistema de iluminação, com leds, evita a geração de carga térmica. A estrutura é de concreto, com paredes divisórias de drywall.

RESTAURANTES
Oiticica
Rizoma Arquitetura
O projeto em Brumadinho, MG, potencializa a ventilação e a entrada de luz natural por meio de brises, aberturas e espaços generosos para a circulação. Com 704 m2 e térreo, sem interferir na paisagem natural do Instituto Inhotim, o restaurante convida a admirar as obras de um dos principais acervos de arte contemporânea do Brasil.

CAFÉS, BARES E ETC
Talchá
Studio MK27
A casa de chás em São Paulo pautou-se pela simplicidade para recriar o modelo asiático de servir a bebida. Um balcão central comanda toda a atividade nos 45 m2 do local, ao lado de prateleiras que expõem e valorizam os produtos graças ao pé-direito duplo. A madeira clara em profusão reveste móveis, paredes e painéis de fechamento.

CASAS NOTURNAS
naSala
Gustavo Penna Arquiteto e Associados
Em Belo Horizonte, o local de 925 m² prima pelo luxo e aconchego. Reentrâncias e formas curvas, cortinas de veludo, sofás capitonê e adornos recriam uma sala de estar. O vermelho predomina nos materiais e nas estruturas, da fachada aos ambientes internos. Uma grande cúpula sustentada por um pilar ilumina a pista.

LOJAS E SHOWROOMS
Decameron
Studio MK27
O showroom de 250 m2 da marca paulistana de móveis realiza uma ocupação leve do solo, com elementos de fácil montagem. A solução combina contêineres – que, empilhados, criam os andares e formam tuneis para expor os produtos – com uma estrutura metálica padronizada. O vão amplo resulta da laje feita no próprio local.

CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS – ATÉ 5 PAVIMENTOS OU 3 MIL M2
Condomínio Baleia GD8
Studio Arthur Casas
O desalinhamento e a verticalização das casas permitem que, de qualquer ambiente, se contemple a paisagem da praia da Baleia, em São Sebastião, SP. As quatro unidades distribuem-se em 4 mil m². Com amplas esquadrias de vidro, que garantem a ventilação cruzada, o living também faz a função de terraço.

CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS - ACIMA DE 5 PAVIMENTOS OU 3 MIL M2
Edifício Simpatia
Gruposp
Com 3 mil m2, o prédio paulistano se vale do terreno acidentado para definir a ocupação em dois setores: o dos apartamentos e o das áreas comuns. Entre eles há uma laje livre, acessada por uma passarela, que permite ver através do edifício. A iluminação natural é abundante nas faces leste e oeste, por meio de grandes painéis de vidro.

RESIDENCIAL – REFORMA DE APARTAMENTO
Apartamento Edifício Santa Amália
Apiacás Arquitetos
A demolição das paredes e o novo mobiliário integraram os cômodos deste apartamento de 185 m2 em São Paulo, projetado nos anos 40. Assim, a vista para o entorno tornou-se possível de qualquer cômodo. A varanda, que pertencia à sala, retomou seu tamanho original – mas integra-se ao interior por meio de portas do tipo camarão.

RESIDENCIAL – REFORMA DE CASA
Townhouse
Laboratório de Arquitetura Brasileira
Abrir a frente e os fundos deste sobrado de 150 m2 para obter mais luz e ventilação naturais foi a missão deste projeto em São Paulo, que enfrentou a limitação do terreno de 3,45 m de largura. Um dos trunfos são o caixilhos (com vidro e treliças de madeira) instalados em portas do tipo camarão.

RESIDENCIAL – CAMPO
Residência em São Francisco Xavier
Nitsche Arquitetos Associados
A casa térrea de 392 m2 em São Francisco Xavier, SP, ocupa a borda de uma colina. Uma fachada grande, retilínea e envidraçada volta-se para o vale. Esse corpo principal contém quatro suítes, cozinha, sala de estar e varanda. Os demais ambientes orientam-se para o interior do terreno.

RESIDENCIAL - PRAIA
Casa Paraty
Studio MK27
Encravada num terreno de 50 mil m2, esta casa de 840 m2 consiste em dois volumes: o inferior, dos blocos sociais e de serviço, e o superior, da ala íntima. Um vão de 27 m com janelas de vidro oferece a vista perfeita para o mar. Já as áreas viradas para a montanha têm pátios com iluminação zenital, e as coberturas servem de mirantes.

RESIDENCIAL – CIDADE
Residência Belvedere
Anastasia Arquitetos
Grandes aberturas e a varanda em balanço determinam o estilo desta residência de 370 m2 em Belo Horizonte. Soluções como as portas de madeira na fachada, com fechamento de vidro opaco entre as lajes, e a cobertura de vidro sobre o jardim interno garantem integração e boa iluminação.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional