Prefeito de São Caetano comenta o desenvolvimento imobiliário da cidade




Prefeito Paulo Pinheiro durante coletiva no Construindo o Grande ABC

Segundo Paulo Pinheiro, a solução não está na verticalização, mas na gestão estratégica


Segundo o prefeito - em entrevista coletiva no Construindo o Grande ABC 2014, que aconteceu durante todo o dia 29 de outubro, em Santo André - a solução não está única e exclusivamente na verticalização da cidade, mas sim na gestão de espaço, terrenos e de construção do município. Isto porque São Caetano, dentro do ABC, é a cidade com menor extensão territorial, dispondo de apenas 15 km².

O prefeito ainda lembra que nem todo o crescimento verticalizado é sinônimo de crescimento, haja visto que o desenvolvimento urbano se dá com o comércio, indústria e criação de empregos e qualidade de vida. Paulo Pinheiro afirma que o propósito dos estudos que estão sendo realizados no momento, é “fazer uma verticalização, tanto residencial quanto comercial”, de forma que a cidade possa crescer de forma saudável. Tem que ter um meio termo, até para que a cidade, a nível de arrecadação, possa subsistir e ter uma qualidade de serviço, que hoje temos uma aceitabilidade tida como boa”, mas que pode ser ainda melhor.

O prefeito de São Caetano afirma ainda que, como o Construindo o Grande ABC 2014, “nós estamos empenhados e preocupados em desenvolvimento sustentável. Uma coisa que São Caetano realmente se interessa é pela qualidade de vida de seus moradores”, por isto a posição da não total verticalização residencial é uma posição adotada. Segundo ele é necessário manter área residencial e área comercial, de forma a garantir o bem estar da população.

Durante a coletiva, Paulo Pinheiro deixou clara a iniciativa do município em procurar áreas para atender a demanda habitacional da cidade para empreendimentos dedicados aos munícipes com menor renda. Segundo ele, uma preocupação é atender a necessidade que a cidade também tem de disponibilizar moradia que se enquadre no Programa Minha Casa Minha Vida.

Ele afirma que “São Caetano tem a necessidade, mas não tem espaço”, por isto, mesmo mantendo em sigilo o local – até para evitar especulações -, o prefeito explica que este projeto vem para combater o déficit de moradia da cidade que não tem favelas, mas conta com alguns cortiços.

“Como Valter Moura falou, em suas breves palavras na apresentação, da diferença do ABC de 10 anos atrás e de agora. São Caetano está bem diferente, verticalizou bastante. E essa verticalização se traduz em crescimento”, conta o prefeito. Mas, sem deixar de lembrar que toda essa verticalização e demanda populacional, exigiu do município investimento na industrialização e no comércio local. E é isto que vem garantindo a São Caetano o conhecido status de cidade de primeiro mundo.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional