NEWSLETTER    RECEBA SEMPRE EM PRIMEIRA MÃO NOSSO CONTEÚDO

Pesquisa mostra o preço do m² de locação no País no mês de março

Primeiro trimestre apresenta alta 0,47%, mas ainda é inferior a inflação do período


 

São Paulo
São Paulo está entre as cidades pesquisadas pelo Índice FipeZAP (Foto: Shutterstock)

 

De acordo com dados divulgados pelo Índice FipeZAP Locação, o preço médio de locação residencial no País mostrou um aumento nominal de 0,15% entre fevereiro e março deste ano. Segundo a pesquisa, essa é a terceira alta consecutiva nos preços de aluguel no ano.

 

A pesquisa realizada pelo Índice FipeZAP acompanha o preço do aluguel em 15 cidades. Os números mostram que individualmente, sete cidades reforçaram esse movimento ao longo do último mês: Fortaleza (+0,94%), Recife (+0,71%), Belo Horizonte (+0,54%), São Bernardo do Campo (+0,36%), São Paulo (+0,31%), Campinas (+0,23%) e Distrito Federal (+0,13%).

 

Se levar em consideração os últimos 12 meses, o Índice mostra um recuo de 2,50%. Se levarmos em consideração a inflação medida pelo IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para o período (+ 4,57%), é possível observar uma queda real de 6,76% nos preços de locação. Das 15 cidades monitoradas, somente Recife (+1,65%) e Santos (+ 0,81%), mostraram uma variação positiva nos preços, ainda que inferior à inflação do período.

O relatório apresentado mostra que se compararmos o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que escolhe locar seu imóvel. É uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento, e com base nos dados de março de 2017, o retorno médio anualizado do aluguel foi de 4,3%.

Os preços considerados para o cálculo da pesquisa são referentes a anúncios para novos aluguéis. Ou seja, o Índice FipeZAP de Locação não incorpora no cálculo a correção dos aluguéis em contratos vigentes (cujos preços são comumente reajustados periodicamente pelo IGPM/FGV – Índice Geral de Preços do Mercado/Fundação Getúlio Vargas – ou índices similares, de acordo com os contratos estabelecidos). Desta forma, o Índice FipeZAP de Locação representa de forma mais dinâmica a evolução da oferta e da demanda por moradia ao longo do tempo.


Confira o preço médio do m² de locação no País


 

mapa zap

 

 

Comentários


Próximo evento

O futuro do mercado imobiliário de Ribeirão Preto

Descubra novas possibilidades de atuação

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV


Adquira guias completos do mercado imobiliário da sua região. Tenha em suas mãos tudo o que precisa para vender mais.


saiba mais

APOIO INSTITUCIONAL

NEWSLETTER    RECEBA SEMPRE EM PRIMEIRA MÃO NOSSO CONTEÚDO