Personalização de imóvel na planta: vantagem ou desvantagem?


Personalização de imóvel na planta: vantagem ou desvantagem?

Com larga experiência no gerenciamento de projetos para importantes incorporadoras, a arquiteta Renata Marques levanta os prós e contras do serviço de personalização na visão do consumidor.

Cada vez mais preocupada em atender aos anseios e necessidades específicas dos compradores de imóveis as construtoras e incorporadoras investem na personalização das plantas de seus lançamentos.

Segundo a arquiteta paulista Renata Marques, com larga experiência no trabalho com as grandes incorporadoras no gerenciamento de projetos desta natureza, a principal vantagem deste tipo de aquisição é a garantia da execução do trabalho e cumprimento de prazos pela empresa responsável pela obra. “É sem dúvida uma situação interessante para o comprador que recebe o imóvel pronto, com todos os opcionais escolhidos e ainda conta com a garantia da construtora”, avalia.

A solução parece muito atraente, pois assegura que as alterações solicitadas sejam realizadas ainda na fase de planejamento. Há uma economia por parte do consumidor que não precisa pagar duas vezes pelo mesmo serviço, como acontecia no passado. “No processo anterior, o cliente precisava aguardar a entrega do imóvel para modificá-lo Soluções de marketing e relacionamento com clientes para construtoras e imobiliáriasatravés de reforma, era necessário quebrar os acabamentos e, muitas vezes, mexer até a estrutura do imóvel para transformá-lo de acordo com o desejo do proprietário”, explica Renata.

Incentivando a personalização durante o processo de construção, as incorporadoras facilitam a vida do dono do imóvel e ainda geram economia, uma vez que eles podem optar ainda na fase de projeto pelo tipo de acabamento, por exemplo, que vão querer ver na obra terminada. Outra vantagem é não perder a garantia do imóvel, quando se opta pela reforma, por exemplo, o cliente perde a garantia por serviços como a impermeabilização do piso, encanamentos, instalação elétrica, entre outros.

Este tipo de customização dos ambientes costuma ser oferecida em kits, onde o consumidor deve escolher uma entre diferentes opções pré-selecionadas pela responsável pela obra. Para os empreendimentos de alto padrão costuma existir a possibilidade da personalização completa, onde o proprietário decide todos os detalhes da obra e ainda pode destinar um arquiteto de sua escolha para acompanhar o processo, sempre em conjunto com a construtora, que supervisiona o projeto.

Renata chama atenção para um ponto crucial para o sucesso deste tipo de acordo, é muito importante o cliente entender quais as especificações básicas que fazem parte do memorial descritivo de venda para que possa escolher as especificações sugeridas. “Em caso de futura reclamação uma das únicas garantias do cliente é o memorial descritivo de venda”, adverte a arquiteta.

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