Novo prédio do Iamspe permitirá redução de até 20% no consumo de água e energia


Prédios sustentáveis chamam atenção de consumidores

O novo prédio de Utilidades do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) permitirá uma redução de até 20% no consumo de água e energia, além de centralizar todas as instalações do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

O local abrigará reservatórios de água, geradores e as redes de elétrica, ar condicionado e hidráulica, dentre outras coisas. As obras estão em fase final e serão entregues em 2015. “A economia de recursos é um dos pilares da nova gestão do Iamspe, iniciada em 2008. Uma unidade hospitalar como o Servidor Público Estadual tem um alto consumo de água e energia. Por isso, é fundamental investir em processos para reduzir o uso”, afirma o superintendente Latif Abrão Junior.

Os novos geradores garantirão energia ao HSPE em tempo integral, no caso de falta de luz, sem nenhuma possibilidade de interrupção. O prédio também contará com reservatório para abrigar água da chuva, que será reutilizada nos vasos sanitários, economizando água potável.

Uma outra novidade é a troca das válvulas das descargas, agora com duas opções: 3 litros (dejetos líquidos) e completa (dejetos sólidos). Elas economizam até 40% de água e energia, em comparação com um sistema de descarga convencional. As obras para modernização do hospital tiveram início em 17 de maio de 2013. O investimento é de R$ 146,7 milhões, com recursos do governo do Estado de São Paulo.

Entre as principais propostas do projeto estão a construção de um Centro de Proteção à Saúde do Idoso, com reabilitação física e social para a promoção do envelhecimento saudável, e a criação de um novo pronto-socorro adulto (já entregue). A reforma faz parte do Programa de Modernização do Iamspe (PMI), implantado em 2008 e que prevê um novo modelo de assistência médica, mais completa e ao mesmo tempo descentralizada para os usuários da instituição.

Água

Em meio à maior seca dos últimos anos, o Iamspe bateu seu recorde em economia de água em 2014. Levantamento divulgado pela Sabesp, referente aos meses de maio a agosto do ano passado, indica que o Instituto economizou 44,19% dos recursos hídricos. Dentre todos os órgãos do Governo do Estado, o Iamspe é o quarto maior em economia no período e o melhor entre os então ligados à Secretaria de Gestão Pública, composta por oito entidades.

As campanhas de economia estão presentes no Iamspe desde 2009, quando renegociou seu contrato de fornecimento de água com a Sabesp, acarretando em uma redução de 20% no consumo à época. Em 2014, o Iamspe foi palco da palestra “Uso Racional da Água”, oferecida pela Sabesp, que tinha como objetivo conscientizar as pessoas quanto à Campanha de Redução do Consumo de Água em Equipamentos Públicos, possibilitando a adoção de medidas de economia do recurso. Ainda em 2014, o Instituto realizou a “Campanha Desperdício Zero no Iamspe - Economizar é uma questão de cidadania. Crie esse hábito!”, com o intuito de estimular ainda mais a economia na instituição.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional