Novas oportunidades para a construção civil


Construtora Casa Mais

Planejamento a longo prazo é primordial na gestão de qualquer negócio. Mais ainda na construção civil, cujo mercado possui um ciclo longo, que pode chegar a quatro ou cinco anos. Por isso, quem conseguiu se organizar e se estruturar na última década, período em que o setor teve um crescimento vertiginoso, agora se mantém em crescimento, mesmo em um momento mais conservador da economia.

É o caso da Construtora Casa Mais que, depois de se expandir para o interior de Minas Gerais, acaba de anunciar expansão para o Rio Grande do Sul. “O cenário está conservador? Sim. E não será diferente em 2015. Mas nossas expansões foram muito bem detalhadas e trabalhadas durante um bom tempo. Estamos expandindo para regiões que já possuem um déficit habitacional muito grande, pouca oferta dentro do nosso perfil de produto e altos índices de emprego. renda e oferta de crédito. É este o caso de Porto Alegre”, avalia o presidente da Construtora Casa Mais, Peterson Querino.

Antes de decidir começar a expansão a outros Estados, porém, houve um grande período de estudo na empresa. “Há dois anos estamos estudando várias regiões, dentro e fora de Minas Gerais, para o desenvolvimento de nossa expansão. Desde o começo, Porto Alegre esteve em nosso radar. A cidade tem um potencial muito grande dentro do nosso modelo de produto, voltado para a classe média, para apartamentos de 2 e 3 quartos com suíte, com metragem entre 58 m² e 70 m². Enxergamos em Porto Alegre as mesmas oportunidades que tínhamos em Belo Horizonte há cinco anos”, explica. Isso significa dizer que a construtora seguirá a mesma linha dos produtos já executados aqui em Belo Horizonte, com foco em apartamentos entre R$200 mil e R$300 mil.

No entanto, as diferenças regionais serão consideradas e este será um diferencial da chegada da Casa Mais no sul do Brasil. “Em nossos estudos, percebemos que muitas empresas que se expandiam, desprezavam a cultura local e tentavam implantar no sul o mesmo produto trabalhado no Rio ou em São Paulo, por exemplo. A Casa Mais, porém, tem um sócio local, que nos ajuda a viver a cultura e estar mais próximo dos clientes e suas necessidades", pondera Peterson.

De acordo com ele, a construtora já adquiriu terrenos em Porto Alegre e a previsão é de que o primeiro empreendimento seja lançado no primeiro semestre de 2015. Sobre a possibilidade de expansão para outras regiões, Peterson Querino é enfático ao reforçar a importância do planejamento. “Temos outras regiões em estudo, mas nosso primeiro desafio será consolidar a expansão que estamos fazendo em 2014 para o interior de Minas e para Porto Alegre. Precisamos ter o pé no chão e dar um passo de cada vez”, encerra.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional