Multinacionais investem na construção civil no Brasil


Investimento de empresas multinacionais mudam o perfil do segmento de construção civil.

O crescimento dos investimentos estrangeiros no País está beneficiando construtoras especializadas em obras industriais. A Construtora Costa Feitosa, que atua neste setor há mais de 15 anos, provocou uma inversão no seu perfil de negócios: se em 2006 a construtora trabalhava com um grande volume de obras para industriais brasileiros, em 2010 mais de 75% do seu faturamento veio de contratos com empresas multinacionais.

“Esse movimento ocorreu principalmente no último semestre de 2010, onde fomos surpreendidos inclusive por investimentos norte-americanos no Brasil” diz o presidente da construtora Tércio Luis Costa Feitosa. O empresário conta que assinou os primeiros contratos com indústrias de países europeus, como Espanha, Alemanha, França e Itália , em 2008. “O tamanho dos projetos de construção aumentaram a partir disso. Em 2006 tinham custo médio de R$ 5 milhões. Hoje é cinco vezes maior, incluindo os brasileiros, que se mantêm no mercado”, explica.

Projetos Desenvolvidos e em Andamentos

No primeiro semestre deste ano, a construtora iniciou a execução de projetos para empresas multinacionais espanholas, canadenses, suíças e também empresas brasileiras. “Acredito que se os americanos e europeus estão fazendo investimentos deste porte no País, é porque acreditam na força da nossa economia”, diz o empresário.

Este ano a Construtora Costa Feitosa entregou uma obra para a Big Dutchman, multinacional alemã, e está em pleno desenvolvimento de uma obra para uma multinacional norte-americana, no estado de Santa Catarina. Além destas obras, a construtora acabou de assinar um contrato com uma multinacional espanhola, para a construção de uma planta industrial no interior de São Paulo.

As projeções para este ano indicam que a Costa Feitosa irá triplicar o seu faturamento, que foi de R$ 50 milhões em 2010. “Isso se deve também ao investimento de fora”, ressalta Feitosa.

Comentários

  1. a o.d.i. construira sua sede mundial na cidade de caninde


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional