Modelos de precificação - Uma aplicação no setor imobiliário do DF


Quanto vale um imóvel? Quais são os fatores formadores dos preços praticados no mercado imobiliário? Qual é o impacto de cada um desses fatores sobre os preços de mercado? A Odds&Actions analisou quantitativamente a formação dos preços do mercado imobiliário em apartamentos ofertados no Distrito Federal para responder essas perguntas. A análise engloba estatísticas descritivas e estimações de modelos de precificação, e foi aplicada sobre uma amostra de 7.932 ofertas de apartamentos, coletada via mecanismos de web crawler.

Neste estudo são estimados alguns modelos de precificação de imóveis, mais especificamente de apartamentos localizados nas regiões de Águas Claras, Brasília, Cruzeiro, Guará, Samambaia e Taguatinga por meio de técnicas de estimação de modelos lineares generalizados para respostas com distribuição gama. Foi utilizada uma amostra de 7.932 ofertas de apartamentos e fazem parte das variáveis explicativas o número de quartos, número de suítes, o número de garagens, a área útil e variáveis indicadoras de bairros. Os parâmetros estimados são bastante heterogêneos entre as regiões estudadas e os impactos de mudanças unitárias nas variáveis independentes sobre o valor dos imóveis chegam a até 18% dependendo da região em análise.

O estudo foi desenvolvido por Leonardo de Lima Aguirre, estatístico, e gentilmente cedido para publicação no Portal VGV. Clique na imagem abaixo para ter acesso ao estudo completo:



Clique aqui para ver mais trabalhos acadêmicos sobre marketing imobiliário. Caso tenha algum, compartilhe com a gente!

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional