Mercado imobiliário incorpora eventos e ações promocionais em suas estratégias de marketing


 



Juliana Paes em evento da construtora Borges Landeiro. Foto: Marcelo Biancchi
Juliana Paes em evento da construtora Borges Landeiro. Foto: Marcelo Biancchi
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Foi-se o tempo em que, para vender um imóvel, bastava anunciar no jornal ou em uma revista de grande circulação. Hoje em dia, com o excesso de informação recebida diariamente e com o novo perfil do consumidor - que está em constante movimento e mais seletivo às mensagens que recebe -, construtoras e incorporadas estão sendo obrigadas a criar estratégias criativas para ganhar a atenção do seu futuro cliente. Neste contexto, os eventos e ações promocionais têm se destacado como importante ferramenta de marketing.

De acordo com Márcia Bacci, sócia-diretora da Máxima Promoções e Eventos, agência especializada em eventos para o mercado imobiliário, a grande quantidade de produtos semelhantes no mercado faz com que o evento seja um diferencial para atrair clientes ao plantão de vendas. “O evento é uma grande ferramenta para o corretor trabalhar o seu cliente, pois você gera um motivo a mais para o cliente final visitar o plantão de vendas. Além disso, quando o evento cria uma atmosfera agradável dentro do stand, acaba fazendo com que o cliente fique mais tempo em contato com o produto, passe bons momentos e, dessa forma, tenha a sensação de que morar ali futuramente será agradável também. Ou seja, uma experiência agradável influencia na decisão de compra”, afirma a executiva, que cita dois casos em São Paulo em que o evento trouxe bons resultados: “Tivemos um empreendimento na Granja Julieta que estava com as vendas um pouco paradas já há algum tempo. Sugerimos ao incorporador um festival de pizza da Mercatto e tivemos presentes mais de 200 pessoas em uma noite de sábado e, após o evento, o retorno comercial também foi bem positivo. Em um lançamento na Barra Funda, o incorporador tinha a necessidade de gerar novas visitas para aumentar o número de cadastros antes do lançamento. Fizemos um show do cantor Nando Reis em uma tenda montada no stand. Convidamos os prospects através de um mailing selecionado e no dia do evento tivemos mais de 500 pessoas presentes, superando as expectativas.”

As principais incorporadoras e construtoras do país estão investindo pesado nesta modalidade de comunicação e relacionamento. Prova disso é que não se vê mais lançamento de empreendimento imobiliário sem um evento que o acompanhe. Em Goiânia-GO, a construtora e incorporadora Borges Landeiro promoveu um evento para lançar, no mês passado, sua nova campanha publicitária com festa para mil convidados. A ação, que contou com a participação da atriz Juliana Paes, também marcou o lançamento da 2ª etapa do empreendimento Tropicale, o maior investimento da empresa na capital goiana, na ordem de R$ 260 milhões (veja a matéria aqui).

No entanto, para que um evento realmente represente uma solução, é necessário tomar alguns cuidados, conforme alerta Bruno Lessa, diretor da empresa Marketing | SIM: “para um evento ser eficiente, além de muito bem planejado ele precisa estar alinhado ao conceito do produto, à estratégia global de marketing da empresa e adequado ao público alvo. Não adianta promover uma degustação de vinhos caros para um empreendimento popular, assim como uma incorporadora que defende a sustentabilidade não deve produzir um evento que gere desperdício de água ou gasto excessivo de energia”. Lessa ressalta ainda que os eventos não substituem as demais iniciativas publicitárias, apenas complementam. “Em conjunto com publicidade, comunicação,  presença nos meios digitais e uma boa força de vendas, o resultado com certeza será mais positivo”, finaliza o publicitário.

* Veja mais notícias sobre eventos como estratégia de marketing no portal Vitrine Publicitária.

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