Mercado imobiliário deve voltar suas atenções para cidade a até 120 km de São Paulo


Sindicato da Habitação, Ibope e Embraesp apontam aumento da procura por residências em regiões com raio de distância de até 120 km da metrópole São Paulo; Atentos a esta tendência, incorporadoras como Cia. City e Enplan investem em empreendimentos de alto padrão para atender aos desejos de quem busca opções de moradia fora da capital

O sonho de construir uma casa no campo sempre fez parte do imaginário de quem mora nas grandes cidades. O trânsito, a falta terrenos para a instalação de novos condomínios residencias e a insegurança estão entre as principais justificativas daqueles que desejam mudar para regiões onde o verde e o som da natureza predominam. Durante o evento para apresentação do relatório “Balanço do Mercado Imobiliário em 2011”, realizado na manhã desta terça-feira (6/03), o presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Claudio Bernardes, destacou que a escassez de áreas disponíveis para novas construções dentro da capital paulista somada a questões de mobilidade urbana fará com que o mercado imobiliário volte suas atenções para cidades localizadas a um raio de distância de até 120 km da metrópole.

Outro levantamento, realizado pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) em 2011, destacou que de 2008 até o início do ano passado foram ofertados 22 mil terrenos em 212 loteamentos em cidades até 100 km distantes de São Paulo, o que permite o fácil acesso à capital. Essa tendência é reforçada pela vontade de uma representativa fatia da população que deseja encontrar opções de residência em outras regiões, conforme apontou recente resultado da pesquisa IRBEM 2012, feita pelo Ibope e encomendada pela Rede Nossa São Paulo. Divulgada no final de janeiro, ela indica que 56% dos paulistanos gostariam de deixar a capital. Em distritos como Aricanduva e Mooca, na zona leste da cidade, o índice de entrevistados que deseja ir para o interior chegou a 66%.

Os compradores destes empreendimentos imobiliários nas proximidades de São Paulo têm como objetivo planejar e construir a própria casa ou reservar uma área de lazer para desfrutar com a família nos finais de semana. Essas pessoas procuram usufruir de momentos de descanso em um ambiente que proporcione ar fresco, natureza, calmaria e segurança, mas sem deixar de lado as conveniências de uma boa infraestrutura de educação, saúde, gastronomia e serviços em geral. E o perfil desses novos migrantes é de alto padrão.

É de olho na crescente procura de paulistanos por moradia nas proximidades de São Paulo e cercada pelo ar puro e a beleza do campo, mas que ao mesmo tempo ofereça todas as condições de conforto, lazer e comodidade, que incorporadoras conhecidas por projetos que marcaram a história da capital paulista têm investido em projetos imobiliários localizados há poucos quilômetros do principal centro de negócios do país.

Empreendimento de alto padrão no interior atrai paulistanos
Um exemplo da elevada procura por empreendimentos no interior paulista é o recém-lançado Fazenda Dona Carolina, cujas vendas atingiram a marca de 30% no início de sua comercialização. Ocupando uma área de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados na região de Itatiba (cerca de 100 km de São Paulo), localizada em uma legítima fazenda cafeeira do século 19, o projeto conta com a assinatura da Cia. City, empresa urbanizadora que trouxe ao Brasil o conceito dos Bairros-jardins e foi responsável pelo desenvolvimento de regiões como Jardim América, Alto de Pinheiros e Pacaembu, e do Grupo Enplan, um dos mais respeitados incorporadores do país.

Com tamanhos a partir de 1.250m², os 348 terrenos do Fazenda Dona Carolina são destinados à construção de residências de lazer e privilegiam a integração com a Mata Atlântica preservada. O cuidado com o meio ambiente inclui a formatação de um corredor ecológico como também um programa de restauração ambiental com plantio de 18 mil mudas nativas e programa de conscientização socioecológica.

Além disso, graças ao exclusivo convênio firmado com o Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina, os proprietários do Fazenda Dona Carolina terão acesso a serviços de zeladoria pay per use para suas residências e poderão utilizar toda infraestrutura do hotel a partir da aquisição do terreno. O local atualmente dispõe de centro hípico, quadras esportivas para prática de futebol e tênis, piscina, SPA, trilhas ecológicas, cinco opções gastronômicas, cachaçaria, heliponto e futuramente uma vila de serviços para atender aos condominos e aos hóspedes do hotel.

O projeto prevê ainda a criação de praças, trilhas, pub e restaurante lounge, wine bar com fogo de chão, quadras de tênis e poliesportiva, piscina com borda infinita para adultos e crianças, playground e brinquedoteca, espaços para prática de caminhada, SPA, fitness e sauna, entre outras opções de lazer e esportes para todas as idades.

Comentários

  1. Eu acho muito importante para o corretor ter este tipo de informação na cabeça que é para ele ter um conceito formado na mente de como está a necessidade do público que ele quer alcançar.Este informativo influencia muito no momento em que o corretor estiver dialogando com o possível cliente para a conscientização e fechamento de um bom negócio.Eu acho.


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional