Incorporadora de Curitiba reformula site e inaugura novo posicionamento na mídia digital
Publicado em 10 de Julho de 2014
Passar de apenas um canal de comunicação institucional para uma plataforma de negócios online, mais adaptada aos recursos, conceitos e tecnologias disponíveis no ambiente digital. Com essa proposta, acaba de entrar no ar o novo site da Swell Construções e Incorporações (www.swellconstrucoes.com.br), incorporadora de edifícios de alto padrão em Curitiba, desenvolvido pelas agências PLOW Planejamento e Estratégia e MWN Design e Desenvolvimento.
De acordo com o diretor da PLOW, Luiz Henrique de Nadai, a nova página eletrônica é voltada para a conversão, ou seja, para a ligação do usuário com o produto desejado o mais imediato possível. “O objetivo é aumentar de forma significativa a base de leads e, consequentemente, de clientes, com foco na abordagem qualitativa, em vez da simples busca por volume. Desse modo, também trabalha-se em prol do branding da empresa”, explica. O lead é o contato qualificado de uma pessoa ou empresa que demonstra interesse no produto ou serviço ofertado.
Uma das estratégias usadas para atingir essa meta foi o agrupamento dos hotsites dos empreendimentos, que antes eram direcionados para domínios independentes, para o mesmo endereço eletrônico. Além de mecanismos para facilitar a busca orgânica, serão realizadas campanhas de links patrocinados.
Há menos de três meses no ar, Nadai diz que alguns resultados do novo site já podem ser mensurados, principalmente em relação à profundidade da navegação. “Os atuais usuários estão ficando quase o triplo do tempo no site, o que é um bom indicador de engajamento. Além disso, as páginas dos empreendimentos e da central de vendas estão com um percentual expressivo de visitação em relação às demais, o que é um bom indicativo”, avalia.
Programação e layout - O novo site da Swell Construções e Incorporações tem uma interface de gerenciamento simples e intuitiva. As tecnologias que restringiam a visualização amigável nos vários dispositivos de acesso foram evitadas. “Uma vez que é essencialmente orientado à produção de conteúdo, o projeto também ocupou-se ao máximo em permitir que tudo na plataforma seja compartilhado nas principais redes e mídias sociais, potencializando assim os recursos de propagação”, ressalta Nadai.
A mudança de layout reforça o novo posicionamento de branding da incorporadora. A isso se deve a utilização acentuada da paleta de cores institucionais, que na versão anterior do site estava ausente. A estruturação da mensagem também mudou e agora é apresentada de forma mais clean, facilitando a apreensão do conteúdo. “Optou-se por implementar uma barra fixa de botões call to action no rodapé, um artificio recorrente no segmento da construção civil, que tem a finalidade de estimular a interação do usuário com os canais de atendimento da empresa”, revela Nadai.
Navegabilidade e interação - A navegabilidade foi aperfeiçoada por meio de uma nova de forma de organização do conteúdo, que reúne imagens, vídeo e textos, inclusive, com testemunhais audiovisuais de alguns clientes. No novo site da Swell Construções e Incorporações, as informações estão aninhadas e vão se revelando à medida em que há profundidade na navegação, partindo do nível genérico para o específico. “Essa estratégia nos permite avaliar métricas de engajamento com mais eficácia, assim como qualificar melhor os contatos em sua interação com a plataforma”, argumenta o diretor da PLOW.
Qualquer conteúdo do site pode ser replicado nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest. Além disso, investiu-se na integração com o Youtube e o Slideshare para ampliar os canais de propagação do conteúdo e para a construção de links externos de relevância que apontem para o site.
“O grande trunfo de integrar conteúdo do site com as redes sociais é a possibilidade de propagar uma mensagem a partir de um investimento praticamente inexistente. Sem contar que, depois da busca orgânica e dos links patrocinados, o tráfego de referência, que inclui as redes sociais, é a terceira fonte de fluxo de visitantes na maioria dos sites”, comenta Nadai.
Comentários