Fique atento: Direito de propriedade do imóvel só é garantido com escritura


Sem documento, o comprador não tem segurança jurídica sobre o imóvel

Ter um imóvel próprio é o sonho da maioria das famílias brasileiras. Após a assinatura do contrato de compra, é preciso regularizar a situação do bem e transferi-lo para o nome do novo proprietário. De acordo com o advogado imobiliário Carlos Samuel de Oliveira Freitas, só se deve adquirir um imóvelque esteja devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis. "Sem o registro, não há como comprovar, para efeitos legais, a propriedade do bem imóvel", explica Freitas, diretor de condomínios da PRIMAR Administradora de Bens.

O registro no cartório de Registro Imobiliário, se faz por meio de escritura pública e é a única forma de evitar problemas caso alguém alegue ser o verdadeiro dono do patrimônio. Com o registro válido, o comprador não precisa se preocupar, pois o seu direito sobre o imóvel está assegurado. "Caso não seja feito o registro, a propriedade pode ser ameaçada e a há casos em que há a perda da propriedade. Além disso, sem o documento não é viável a comercialização do imóvel ou efetuar qualquerato jurídico", observa o especialista.

Freitas recomenda a contratação de profissional especializado para verificar todos os documentos do imóvel e saber se o vendedor é o proprietário que consta do registro. Se não for a mesma pessoa, há o risco do imóvel, casa, apartamento, loja, sala etc. ter sido ou ser vendido a outras pessoas. De qualquer forma, há o risco de perder o bem se não for realizada a transferência da forma correta. "Se houver uma ação judicial, apenas quem tiver o registro será considerado o proprietário do imóvel,conforme determina o Código Civil", afirma.

Cuidados na compra e venda de imóveis

O advogado ressalta que ao comprar um imóvel, é necessário firmar um contrato particular ou público, documento que assegura a compra pelo interessado e que obriga o vendedor a transferir a propriedade após o pagamento. "Ao assinar o contrato, o comprador tem direito aquisitivo do imóvel, ou seja, a legislação garante que o comprador terá o direito de exigir a transmissão do bem. É essencial que sejam descritas características do imóvel no documento, assim como o preço acordado e a forma de pagamento", esclarece.

No contrato também deve constar as penalidades as quais o comprador pode ser submetido em caso de inadimplência. Os imóveis vendidos na planta devem ter prazo de entrega definido pela incorporadora no documento e todas as obrigações assumidas pela empresa. " O contrato pode ser efetivado por instrumento particular, com a presença de duas testemunhas ou por meio de escritura de promessa de venda e compra registrado em Cartório de Notas", aponta Freitas, diretor adjunto de relações com o judiciário da ABADI.

A escritura definitiva de compra e venda é considerada um instrumento de transmissão do imóvel realizada em cumprimento ao contrato firmado entre as partes envolvidas no negócio. "Outro documento importante é a matrícula do imóvel, no qual estarão todos os dados referentes à propriedade. Características, metragens, histórico de comercialização, dados dos proprietários antigos e atuais e até mesmo a existência de qualquer ônus", acrescenta Freitas, vice-presidente da Associação de Advogados do Mercado Imobiliário (ABAMI).

Comentários

  1. A Orientação acima esta dizendo que so adquiri o imovel por via de contrato de compra e venda escritura e o registro isso é matricula . É iso mesmo! ACONTECE que a escritura ou seja o regisrtro com matricula dá ao comprador o direito de propriedade, sendo nessesario a posse do imovel de acordo o que a lei determina, a posse é o dominio da propriedade. no caso em comento vejamos. tenho uma propriedade que mim pertence por direito hereditario desde 1,923. tenho a escritura registrada a matricula anterior . minhas terras eu fechei isso é tomei posse da mesma . aconteceu depois apareceu uma outra pessoa e disse esta terras são minhas! perguntei de quem o senhor comprou estas terras? R> de fulano! O SENHOR TEM ESCRITURA ? R> Sim. Olhando a escritura do fulano realmente esta escriturada , então disse a ele , vejo que suaescritura diz que o senhor tem uma area de x hectares dentro de uma area maior , contudo sua escritura não diz os limites e confrotaçoes , de maneira que não posso dizer que o senhor não tem tal area, e de acordo com o principio da expecialidade sua escritura esta faltado os meios legais para que possa ser localizado a sua area. assim sendo o senhor não pode afirmar que a sua area seja onde esta a minha area ou seja onde eu estou. alem do mais eu estou na posse de minhas terras e senhor ainda esta procurando onde se localiza a sua . de forma assim sendo o senhor deve respeitar o meu direito de posse e tenho a minha escritura registrada com os limites, a escritura do senhor não diz onde é a sua terra. diz apenas x hectares dentro de uma area maior. dias depois ele vem a noite e derruba a minha cerca, praticando esbulho, . pergunto quem esta com a razão? se for possivel responda a minhapergunta pelo email : nmg.guimaraes@hotmail.com ja estou com um processo na inicial contra esta pessoa que esbulhou a minha cerca. agradeço por responder. obigado.

  2. como cancelar um contrato de aluguel se o proprietario nao comprova que é dono atraves de escritura e recibo de compra e venda

  3. Meu pai tem um casa e esta no nome dele o papel de compra e venda e esta autenticado no cartório 2011 mas eu fiz um no nome da minha ex mulher e também está autenticado no cartório mas o dela e 2012 e ela levou na justiça pra fica com a casa quem tem direita da casa ela ou ele . o dela ta como eu faucifiquei eu não tinha nem um documento autorizando eu vender pra ela

  4. Boa tarde! Preciso de um advogado para cuidar de um caso que resumindo é : Á Anos atrás (pelo menos 20 anos) meus pais junto com seus familiares "irmãos, e pais" se juntaram e compraram um terreno, e nele construíram 4 apartamentos para cada familia, porém como o irmão da minha mãe era a maior renda o terreno ficou no nome dele, e cada um investiu seus recursos ao longo do tempo, tanto no terreno quanto na construção, após 10 anos nós nos mudados, meu pai comprou outra casa, e como a nossa antiga casa não estava no nome dele esta fechada a mais de 10 anos, sem ninguém, nem alugando e nem podemos vender, eis que surge uma preocupação : de que forma podemos fazer essa divisão, constatando que cada "apartamento" fique no nome do dono de fato correspondente, dos 4 apartamentos um pertence ao meu pai, um a minha vó, e dois ao meu tio, porem o terreno inteiro esta no nome do meu tio, é possível fazer isso ? supondo que meu tio concorde em regularizar essa situação ? e caso ele não concorde.

  5. Meu Pai comprou um terreno de um senhor. É esse senhor, deu a meu pai, um contrato de compromisso de compra e venda. Meu pai

  6. Tenho um terreno e um dia desse chegou uma intimaçao dizendo que eu haviam invadido o local.mora a quase 3 anos e pago conta de energia no meu nome.a pessoa diz ter um docmento de compra e venda .e agora posso perder meu terreno?

  7. TENHO UMA DUVIDA COMPREI UMA FAZENDA NA SUA TOTALIDADE E PAGUEI PARTE QUE QUERO TRANSFERIR AGORA PODE SER POSTO NA MATRICULA DO IMOVEL DO ANTIGO DONO O MEU REGISTRO DA PARTE DA FAZENDA PRA NÃO SER FEITO OUTRA MATRICULA PRA NÃO SER PRESCISO FICAR DUAS MATRICULA NO NOME DE UM SÓ PROPIETARIO ???


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional