Estudante de Arquitetura ganha prêmio internacional na Inglaterra


Estudante de Arquitetura ganha prêmio internacional na Inglaterra

A estudante de Arquitetura da Escola da Cidade de São Paulo, Stefanie Tuck Schneider, que desde o meio deste ano foi estudar Gestão Urbana na Universidade de Nice Sophia Antipolis, na França, foi  premiada no workshop organizado pela Future Cities Project e patrocinado pelo site britânico Architectural Rewie, que todos os anos seleciona estudantes do mundo todo que se inscrevem por meio de trabalhos selecionados pela instituição.

Intitulado Critical Subjects, o programa selecionou apenas 32 alunos dos 163 inscritos, que deveriam apresentar um trabalho com o tema: "Não há nada moderno sobre a Arquitetura Moderna". Os candidatos deveriam realizar uma análise crítica da frase e apresentar argumentos contra ou a favor que validassem suas opiniões, enviando propostas em qualquer forma de expressão, por e-mail para Inglaterra.

Os alunos selecionados participaram do workshop Architectural + Design Summer School 2014, com duração de uma semana, que contou com palestras, debates  e trabalhos diários, cada dia num escritório de arquitetura diferente, dos mais renomados profissionais internacionais, como: ZahaAdid, AHMM, Amin Taha, ORMS e The Center Building. No último dia, o desafio foi a apresentação de trabalho, que definiria três melhores alunos, chamado What´s Good Architecture, no qual Stefanie Tuck Schneider foi uma das escolhidas para o prêmio.

"Neste trabalho fomos verdadeiramente desafiados a defender e a argumentar um tema tão amplo, abstrato e complexo, como o que realmente é a boa arquitetura. A verdadeira barreira neste questionamento é que ele tende a cair em uma dualidade, ou seja, a boa arquitetura vira, ou uma mera questão subjetiva de gosto, ou recai friamente em teses científicas", explica Stefanie.

E completa: "Defendi a ideia que para se julgar a arquitetura é preciso encontrar um meio termo, a boa arquitetura, a meu ver, tem que ter poesia ao mesmo tempo que cumpre certos pré-requisitos, como complexidade, a forma como é experimentada, suas características multidisciplinares e como se exprime o valor da relação entre arquiteto e seu cliente. Percebi que o júri gostou"!

Entre os três vencedores, sem distinção entre primeiro, segundo ou terceiro lugar estava  Stefanie Tuck Schneider, do Brasil. Eles receberam uma assinatura da revista Architecture Review, acesso ao acervo do Phaidon Archivee o principal, um convite para participação no seminário "BattleofIdeas", mega evento realizado em outubro, na cidade de Londres, com mais de 80 painéis, 350 palestrantes e 2.000 participantes, que se propõe a discutir os caminhos da civilização sob os mais diferentes aspectos: economia,meio-ambiente. Tecnologia. Educação, etc.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional