Dicas para acertar na frequência ideal de ações e postagens


Felipe Pereira dá dicas sobre postagens e ações

Por Felipe Pereira*

Saber utilizar bem as redes sociais e a internet como um todo implica em entender seu público, funcionamento e também a frequência de postagens. Nas redes sociais, ninguém gosta de seguir páginas que publicam demais– assim como fanpages desatualizadas e que não postam nada também não acrescentam nada à rede, tornando-se apenas mais um número – e, acredito eu, não é isso o que você quer para a sua empresa.

Ao saber lidar com o material online, a instituição ganha mais credibilidade e visibilidade – e, como consequência a isso, torna-se mais relevante para o mercado. Para isso, três características são necessárias para o sucesso online: boa comunicação, planejamento e organização.

Um bom calendário, assim como um planejamento editorial bem feito, têm o potencial de fortalecer a estratégia da empresa, reforçar os objetivos e facilitar a interação com o público, fidelizando os clientes antigos e conquistando novos fãs. Não existem regras fixas quando se trata de realização de ações específicas ou postagem de conteúdo, mas algumas dicas importantes você pode aprender aqui:

01. Ações diárias: as respostas aos comentários no seu blog devem ser respondidas o mais rápido possível. Além disso, o Twitter também deve ser atualizado diariamente com notícias que apresentem alguma importância para seus clientes ou até mesmo para a interação com o público. Notícias relevantes encontradas pela rede também podem ser compartilhadas no Twitter ou Facebook – isso mostra que a pessoa que gerencia o conteúdo online está sempre atualizada. Porém sempre lembre: antes de qualquer postagem, analise sua relevância e se ela trará coisas boas para sua empresa.

02. Ações semanais: o blog, para passar credibilidade aos clientes e colaboradores, deve ser atualizado entre uma e duas vezes por semana. Esse também é o período ideal para participar ativamente do LinkedIn, de fóruns ou de grupos de discussão. Como material adicional, a criação de vídeos semanais pode chamar a atenção positivamente para a sua empresa, ajudando a criar um vínculo com os clientes.

03. Ações mensais: essa é a frequência ideal para se investir em materiais institucionais – e lembrar aos seus clientes sobre a seriedade da empresa. Para isso, escrever um artigo mais especializado, participar como colaborador em algum blog ou entrevista e fazer uma boa newsletter são praticamente “necessários” nesse processo. Além disso, a produção de podcasts, vídeos e apresentações em Power Point também podem auxiliar no processo.

04. Ações trimestrais: uma boa dica é criar uma edição especial da newsletter da empresa, que tragam em si um conteúdo condensado e importante. Além disso, disponibilizar pdfs com estudos de caso e a escritura de um e-book também podem ser de grande auxílio para o reconhecimento e credibilidade da empresa.

05. Ações semestrais ou anuais: a realização de um grande evento que chame a atenção da mídia e do público para a sua empresa é sempre de bom grado. Para que o evento seja um sucesso, planeje-o desde o início do ano, fazendo vídeos mensais e investindo em itens inovadores, por exemplo. Entenda que todo ano os ciclos se renovam, e, para se manter no imaginário das pessoas, atualize sua presença na web, com novas histórias, ferramentas e funcionalidades, trazendo sempre credibilidade e segurança aos clientes.

*Felipe Pereira, mestre em administração, especialista em projetos digitais e criador do Digaí.

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