Cyrela avança na margem bruta e apresenta significativa melhora no cash burn


A Cyrela Brazil Realty, uma das maiores empresas do mercado imobiliário brasileiro na incorporação de empreendimentos residenciais, divulga os resultados referentes ao primeiro semestre (1S11) e ao segundo trimestre (2T11) de 2011 e avalia positivamente os resultados dos ajustes anunciados no início do ano.

Uma das ações realizadas no período foi a redução do número de joint ventures, focando o crescimento orgânico. A empresa espera ainda uma recuperação gradual de margens, especialmente na margem bruta, em 2011 a fim de atingir um patamar histórico já em 2012.

“A nova estratégia adotada pela empresa com relação a redução de custos e mudanças de processos, combinados com os lançamentos de novos produtos, vão contribuir para a retomada das margens da empresa”, pontua José Florêncio Rodrigues Neto, Vice-Presidente Financeiro da Cyrela Brazil Realty.

Os 23 lançamentos do 2T11 somaram R$ 1,7 bilhões, valor 53,3% maior que o registrado no mesmo período de 2010. Ao final de junho, o valor lançado do ano representou 34,9% do ponto médio do guidance de lançamentos para 2011. As vendas contratadas apresentaram evolução de 8,3% frente o primeiro semestre do ano passado, totalizando R$ 1,7 bilhões e atingindo 36,5% do guidance. A empresa registrou ainda uma Velocidade de Vendas sobre Oferta (VSO) de 24,3% no 2T11 versus 16,5% no 1T11.

A empresa registrou uma receita líquida de R$ 1,3 bilhão no segundo trimestre do ano, um crescimento de 14,7% em relação ao trimestre anterior e representando uma margem bruta de 27,7%. No 2T11, a margem de backlog atingiu 31,7%, comparado a 31,0% no trimestre anterior.

A Cyrela entregou 14,3 mil unidades no 1S11 e espera que esse número alcance a marca de 20 mil a 25 mil no ano de 2011. “Isso resultará em aumento significativo no volume de repasses, um dos principais vetores que sustentam nossas expectativas de gerar caixa até meados de 2012”, afirma Florêncio. Nos primeiros seis meses de 2011, a variação da dívida líquida ex-dividendos apresentou uma queda de 67,5% frente ao ano anterior, totalizando R$ 198 milhões quando comparado a R$ 610 milhões no primeiro semestre de 2010.

Os lançamentos da Living Construtora no 2T11 representaram 41,2% do total de lançamentos da Companhia. Ao longo do primeiro semestre, foram lançadas 6,5 mil unidades da Living, sendo que 50,2% foram enquadradas no Programa Minha Casa, Minha Vida.

As vendas da Living no 2T11 representaram 29,3% da Companhia. No 1S11, o segmento econômico (unidades de R$ 130 mil a R$ 200 mil) representou 57% e o segmento super econômico (unidades de R$ 90 mil a R$ 130 mil), 38%, sendo os 5% restantes representadas pelo segmento médio.

Até 30 de junho de 2011, a Living havia submetido 47.714 unidades ao programa “Minha Casa, Minha Vida”, das quais 28.041 encontram-se contratadas para financiamento na Caixa Econômica Federal.

A Living possui 111 projetos em seu banco de terrenos que totalizam R$ 12,1 bilhões em VGV potencial. São 5,1 milhões m2, com estimativa de 89.775 unidades a serem construídas, sendo que 79,9% ou 71.740 unidades são elegíveis aos projetos do programa MCMV.

A Cyrela Brazil Realty S.A. Empreendimentos e Participações é uma das maiores incorporadoras do mercado imobiliário do país. Já são mais de 200 mil famílias escolhendo a solidez e a segurança de uma empresa que cresce há 50 anos. Seguem alguns números:

Em 2010
- R$ 7,6 bilhões em 108 empreendimentos lançados;
- 15.400 unidades entregues;
- 205 canteiros de obras em andamento em todo o Brasil;
- Banco de 245 terrenos totalizando R$ 43,4 bilhões em todo o Brasil.

Previsões para 2011
- R$ 8 bilhões em lançamentos;
- 25 mil unidades entregues;
- Investimentos de R$ 3,45 bilhões para obras;
- Investimentos de R$ 600 milhões para a aquisição de novos terrenos.

A incorporadora está presente em 67 cidades de 16 Estados brasileiros, no Distrito Federal e também na Argentina e mantém um forte investimento em pessoas com projetos como a Academia Cyrela, Construindo Pessoas, Construindo Profissionais, que já capacitaram mais de 900 pessoas, além dos programas Aprendiz e Trainee. É pioneira também na gestão de resíduos, aplicada em suas obras, mostrando sua preocupação com a questão da sustentabilidade em todas as fases dos seus empreendimentos. A Cyrela integra o Novo Mercado da Bovespa e é negociada com código CYRE3.

* Veja também: Mais resultados financeiros de incorporadoras listadas na Bolsa de Valores BM&F Bovespa

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