Copa de 2014 inaugura uma nova era nos estádios brasileiros


Copa de 2014 inaugura uma nova era nos estádios brasileiros

País contará com uma estrutura moderna e avançada para abrigar os eventos que fazem parte da paixão nacional

A Copa de 2014 inaugura uma nova era dos estádios brasileiros. Bem diferente do padrão dos estádios atuais, os novos terão que ser modernos e contemplar quesitos de segurança, visibilidade, conforto, funcionalidade, além da sustentabilidade. “O torcedor brasileiro terá acesso ao que há de mais avançado em termos de estrutura, com instalações que se equiparam às melhores arenas esportivas do mundo”, explica Daniel Fernandes, arquiteto responsável pelos projetos da Arena Pernambuco e também pelo projeto executivo de reforma do Maracanã.

O arquiteto explica que elementos como cobertura sofisticada para as arquibancadas, estacionamento para mais de 10 mil veículos, espaços mais amplos e equipados para jornalistas e convidados são alguns dos itens. “Os estádios que serão construídos ou reformados para a Copa devem cumprir uma extensa lista de exigências da Fifa para ganharem o privilégio de sediar partidas do Mundial”, explica.

A segurança contará com itens que vão desde sala de controle com visão panorâmica e câmeras de vigilância interna e externa até o conforto do torcedor com assentos individuais e afixados à estrutura da arquibancada. Do ponto de vista ambiental, há elementos de construção sustentável que reduzem as emissões de CO2 nos eventos, favorecem o consumo consciente de água, resíduos, energia e transporte.

“Os novos e os atuais estádios terão uma tarefa bem extensa a ser cumprida. Os projetos precisam encontrar a combinação ideal que leve em consideração aspectos como a durabilidade, sustentabilidade, tempo de construção, funcionalidade, segurança, entre outros. Seja para a construção ou para a ampliação de um estádio é preciso estudar cada situação de uma forma diferente até achar a solução adequada”, acrescenta Fernandes.

“A ida ao estádio será uma nova opção de lazer para os brasileiros, resgatando as emoções que foram relegadas a um segundo plano pela precariedade das instalações atuais”, conclui o arquiteto.

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional