Consultora de Marketing em Arquitetura dá dicas para criar um ambiente favorável e atrair clientes para o ponto de venda
Publicado em 15 de Outubro de 2009
Profissionais de arquitetura estão se especializando em marketing para poder ampliar os benefícios comerciais de um empreendimento.
Atualmente, existem poucos profissionais gabaritados com este know-how. Gabriela Moreira é Arquiteta de formação que se especializou em marketing para oferecer um serviço diferenciado e otimizar a visibilidade, a assimilação e os retornos de seus clientes.
A arquitetura de uma loja aliada às técnicas de marketing gera uma fusão altamente eficaz para qualquer tipo de empreendimento comercial. Aplicados de forma adequada, ambos influenciam acertivamente o comportamento do consumidor.
O planejamento arquitetônico e as estratégias de marketing de marca e vendas são usadas conjuntamente para conectar o consumidor aos produtos oferecidos no ponto de venda. “Nas consultorias que realizamos, tanto para construções ou reformas, fazemos um estudo personalizado sobre a localização do ponto de venda, construção adequada da fachada, desenvolvimento da identidade visual, lay-out, planejamento interno da loja, mobiliário e exposição dos produtos, tudo para promover maior interatividade e assimilação com o público”, afirma Gabriela, consultora de Marketing em Arquitetura.
Segundo dados do POPAI Brasil, entidade especializada no estudo de merchandising, 81% das decisões de compra e escolha de um produto são efetuadas no local da venda. Com um número expressivo assim, imagine se o ambiente não for agradável à permanência? Não há liquidação que resolva.
Como criar um ambiente favorável para atrair clientes e aumentar as vendas?
Segundo Gabriela, algumas estratégias são decisivas para o sucesso de um ponto de venda. Um ambiente claro, bem organizado, limpo e bem cuidado, com cores agradáveis é convidativo à visitação. Você já teve a sensação de estar a frente de uma loja e, apesar da vitrine bonita, não ter vontade de entrar? Portas pequenas e/ou estreitas, ambientes escuros intimidam a entrada das pessoas. Cores muito fortes, ou muitas cores - dependendo do tipo de comércio - podem ser desagradáveis para a permanência.
Um trabalho eficiente de arquitetura comercial e marketing além de atrair a entrada do cliente pode direcionar seu percurso dentro da loja, determinar a sequência de produtos a serem visualizados e proporcionar uma experiência agradável no local, resultando em vendas!
A fusão entre arquitetura e marketing possibilita a realização de projetos que unem funcionalidade, otimização de recursos, preservação, além de rentabilidade, assimilação do produto, fixação da marca e aumento nas vendas.
Arquitetura e marketing devem fazer parte de todo projeto de construção, ou reforma, de um ponto de venda. Essa integração possibilita ao empresário, ou lojista, maior visibilidade, aceitação e rentabilidade junto ao seu público alvo de clientes.
* Clique aqui e conheça estratégias inovadoras de marketing para pequenas e médias construtoras.
Comentários