NEWSLETTER    RECEBA SEMPRE EM PRIMEIRA MÃO NOSSO CONTEÚDO

Construindo o Grande ABC traz perspectivas otimistas para o setor imobiliário

construindo-o-grande-abc-2016 

Aconteceu no último dia 27 de outubro, em Santo André-SP, mais uma edição do congresso “Construindo o Grande ABC”. 


Realizado pela Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (ACIGABC), o encontro reuniu, na Fundação Santo André, os principais players do mercado, além de autoridades e profissionais do setor. Com o tema “O mercado imobiliário impulsionando a economia regional”, a série de palestras trouxe clima de otimismo com a recuperação da economia brasileira. 


De acordo com o presidente da ACIGABC, Marcus Santaguita, as apresentações sobre os números do setor imobiliário em 2016 e as projeções de melhora para os próximos anos injetam ânimo nas empresas. “A nossa intenção foi mostrar para os empresários, principalmente no setor de vendas, que o mercado está preparando uma retomada já no curto prazo. As notícias boas estão vindo da macroeconomia, como a inflação em queda e juros com tendência de queda. A ideia do evento é preparar os profissionais para esse quadro de recuperação”, destacou. 


 A solenidade oficial de abertura contou com a presença do presidente da ACIGABC, Marcus Santaguita, do vice-presidente do interior do Secovi-SP, Frederico Marcondes, do presidente do Graprohab, Lacir Baldusco, do presidente da construtora M. Bigucci, Milton Bigucci, da diretora-adjunta regional do Sinduscon, Rosana Carnevalli e do gerente regional de Construção Civil da Caixa, Rafael Arcanjo


A série de debates foi iniciada com palestra do Secretário Estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, que apresentou números de unidades habitacionais construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e pelo programa Casa Paulista. Garcia detalhou também o programa de lotes urbanizados comandado pelo governo estadual.

Na sequência, o economista-chefe do Secovi, Celso Petrucci, fez uma análise dos números da economia brasileira nos últimos meses e destacou a perspectiva de melhora nas projeções oficiais de inflação e queda nos juros. 


Rafael Arcanjo, gerente regional de Construção Civil da Caixa, trouxe informações sobre o comportamento do financiamento imobiliário para a região do Grande ABC. O executivo analisou os números relativos aos desembolsos previstos para 2016, que podem passar dos R$ 300 milhões.

Aprimoramento profissional

A segunda parte do congresso teve como objetivo principal apresentar conteúdos voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional do público presente.

Para Santaguita, a intenção foi motivar os trabalhadores do setor.


“Fizemos um pouco diferente em relação a outros eventos, quando trouxemos temas mais técnicos. Desta vez, criamos painéis para corretores de imóveis, falando sobre postura, ética profissional, formação de lideranças e atualização profissional”, destacou o presidente da ACIGABC. 


A palestra de Anderson Trinca, do Programa de Vendas, teve como foco a atuação profissional do corretor, como a forma de se vestir, abordar clientes e organização pessoal.

Por sua vez, a master coach Fernanda Ogeda, explanou a respeito da formação de lideranças em equipes de alta performance. 


O chanceler da Universidade Corporativa SCIESP, Alexandre Tirelli, falou sobre questões éticas e da definição profissional da função de corretor de imóveis.

Claudio Zini, presidente da Pormade, encerrou o ciclo de debates com impressões sobre a área de recursos humanos e gestão de pessoas.

Ao final da apresentação, a ACIGABC premiou os melhores trabalhos de conclusão do curso de Engenharia Civil, da Fundação Santo André.


O congresso “Construindo o Grande ABC” foi avaliado por seus participantes, como Marcelo Lacerda, vice-diretor da Imobiliária Guaíra, que afirmou estar animado com as projeções da economia.  “Acho que o pior já passou. Teremos notícias melhores para quem ficou no mercado, principalmente para quem já tem projetos e lançamentos encaminhados”, exemplificou. 


 Para Mário Tadeu Chechi, diretor administrativo da ACIGABC, a tendência de melhora será sentida já no ano de 2017. 


“Hoje vivemos uma situação diferente da que teremos no ano que vem. A Caixa trouxe projeções otimistas para o financiamento de obras e com o aumento de lançamentos, esse ciclo aumenta e o mercado se recupera”, afirmou. 


O evento foi uma realização da ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), com patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal, copatrocínio da Itelligence Group e Pormade, apoio da Fundação Santo André, Mixsul Comunicação Visual, Lift Publicidade, Anapro, Apoio Institucional do Secovi-SP, Fiabci-Brasil, AABIC, AELO, ACISBEC, ADIT Brasil, CBIC, Sinduscon-SP, SCIESP, apoio de mídia do Portal VGV, Editora Pini e ABC Imóvel e organização da agência Marketing SIM.

Comentários


Próximo evento

Congresso do mercado imobiliário de Ribeirão Preto

Em breve mais informações sobre a edição de 2018. Veja como foi 2017.

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV


Adquira guias completos do mercado imobiliário da sua região. Tenha em suas mãos tudo o que precisa para vender mais.


saiba mais

APOIO INSTITUCIONAL

NEWSLETTER    RECEBA SEMPRE EM PRIMEIRA MÃO NOSSO CONTEÚDO