Conheça as três vantagens do retrofit, tendência da construção sustentável


Retrofit

O retrofit verde é a nova tendência mundial e ganha mais espaço a cada dia, principalmente pelo apelo sustentável e por conta da diminuição de áreas disponíveis para construções, gerada pela crescente demanda. Desde 2007, quando o primeiro green building do Brasil foi inaugurado, o mercado da construção sustentável faturou R$ 16,3 bilhões.
A técnica consiste em readequar uma construção existente aproveitando suas estruturas para transformá-la por completo. O edifício é reprojetado, utilizando-se somente a parte estrutural (fundações, pilares, vigas e lajes). No entanto, na maioria dos casos, até a estrutura é alterada, uma vez que os edifícios antigos não atendem à legislação atual no que se refere às exigências de acessibilidade, segurança e vagas de garagem.
A demanda tem crescido de maneira significativa justamente porque os edifícios que passam por um retrofit ficam dotados dos mesmos sistemas de um edifício moderno - instalações, ar-condicionado, automação, caixilhos, elevadores, luminotécnica, paisagismo, entre outros.  Sem contar a vantagem comercial, uma vez que o retrofit verde pode aumentar em até 10% os valores para venda e locação de um empreendimento.
O edifício Panorama Paulista Corporate é um exemplo desse movimento. Inaugurado em 1975, acaba de passar por um retrofit verde completo, tornando-se o primeiro edifício sustentável, do projeto à execução, da região da Avenida Paulista. Durante o processo de revitalização, cerca de 80% da estrutura principal foi mantida, com a conservação de lajes, vigas, pilares e elevadores.
Conheça as vantagens de um retrofit com certificação ambiental:
1 – Uso Racional e redução do consumo de energia. Instalação de medidores de energia individuais em cada andar, o que permite ao locatário a medição de energia por uso, sendo possível, dessa forma, identificar os maiores gastos. Além utilização de sensores de presença em todas as áreas comuns e de um sistema de ar-condicionado de terceira geração que regula a temperatura ambiente através de um sistema automatizado que proporciona uma redução de 20% no consumo de energia.
2 – Uso racional e redução do consumo de água. O sistema hidráulico foi projetado para reduzir em 30% o consumo de água do edifício, através de restritores de vazão nas bacias, torneiras e chuveiros, bem como de irrigação dos jardins e floreiras por gotejamento, também por sistema automatizado. Até as espécies de plantas utilizadas no paisagismo foram escolhidas levando-se em conta a reduzida necessidade de água para sua rega.
3 – Acesso e uso de vagas. Uma das principais vantagens do Panorama Paulista Corporate é localização. Além das vagas destinadas para veículos com baixa emissão de poluentes e de um amplo bicicletário com vestiário, o edifício é atendido por três estações de metrô (Clínicas, Consolação e Paulista) e diversas linhas de ônibus.

Veja também:

O que é Retrofit? Saiba o significado deste termo

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional