Como se livrar dos acidentes em canteiros de obras


Diversos itens são fundamentais para a segurança do empregado

Diversos itens são fundamentais para a segurança do empregado

Para o êxito de uma construção, é fundamental que haja segurança, tanto no local, quanto para o trabalhador. Pensando nisso, o Portal VGV elaborou uma série de reportagens sobre a importância dos itens de segurança e cuidados em canteiros de obra. Iniciamos este trabalho explicando a importância do uso dos itens de segurança e quais são os principais necessários.

Manter a integridade do trabalhador é um dos quesitos mais importantes dentro de um canteiro de obras, já que ele é parte fundamental do empreendimento e o resultado final depende de uma boa qualidade de serviço oferecido. Existem diferentes itens que são primordiais para manter a segurança e que são de responsabilidade da empresa fornecê-los, já que por sua vez, essa exigência é embasada pelo art.166 da Consolidação das Leis do Trabalho.

Segundo informações do Engenheiro de Segurança do Trabalho, Henrique Freire, diversos itens são obrigatórios como, por exemplo, o uso de protetor auricular, capacete de segurança, luvas e calçados de segurança. Lembrando que a ausência ou mau uso pode acarretar lesões ou até mesmo o óbito do funcionário, ”O trabalho em altura, que se não for realizado com a utilização de um cinto de segurança com dispositivo de fixação e o funcionário vir a cair de uma determinada altura, pode acarretar em fraturas, lesões ou até mesmo o óbito”, explica Henrique.

A proteção não se restringe somente aos funcionários, mas também, aos bens materiais da empresas e ao grupo como um todo, como, por exemplo, os chuveiros e lava-olhos, que são utilizados quando um funcionário se contamina com um produto químico ou agente nocivo. Outro exemplo é a proteção contra incêndio, através de extintores e hidrantes - muito utilizados em canteiros de obra.

O mau uso desses itens, assim como dos pessoais, podem acarretar diversos problemas, que por muitas vezes ao invés de proteger acabam prejudicando o utilizador e o local. “A utilização incorreta de um extintor de incêndio, por exemplo. É comum ver pessoas utilizando sem que ao menos recebam uma instrução de como utilizar, muito menos foram instruídas sobre os tipos de classe de fogo (Classe A, B, C ou pó químico ABC)” explica Freire.

Por Larissa Geovanna

 

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional