Com VGV lançado de R$ 2,8 bi, BH é o quinto maior mercado do país


Parque Municipal

As cidades mineiras de Belo Horizonte e Betim alcançaram a posição de quinto maior mercado imobiliário brasileiro de 2013, com um total de R$ 2,8 bilhões em VGV (Valor Geral de Vendas) lançado. O dado faz parte do Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro, idealizado e desenvolvido pela Lopes, maior grupo imobiliário do país. A pesquisa mostra o cenário do mercado de imóveis do país, no que se refere ao número de empreendimentos residenciais verticais, conjuntos comerciais, hotéis e flats lançados durante este período pela Lopes e/ou concorrentes.
Os lançamentos de ambos os municípios, que formam esse VGV, compreendem 123 empreendimentos, com 227 torres e 6.586 unidades, sendo que 83% deles são residenciais verticais (102), 15% são comerciais (18) e 2% hotéis (3). O preço mediano do m² dos imóveis é de R$ 4.870.
No âmbito dos residenciais verticais (102), são 5.290 unidades distribuídas em 206 torres, sendo que 50% são de dois dormitórios, 38% de três, 10% de quatro ou mais, e 2% são tipo studio ou de um dormitório. Os bairros que mais concentraram os residenciais de 2013 foram Buritis (com 16 projetos), seguido por Lourdes e Pampulha (ambos com 9), e Prado (7). "Com um perfil voltado para família, os mercados de Belo Horizonte e Betim registraram uma preferência por unidades com dois ou três dormitórios, concentrados, principalmente, em bairros do eixo Centro-Sul, como Lourdes e Buritis, que receberam juntos 25 novos empreendimentos", afirma Fernando Antunes, diretor da Lopes Minas.
O preço mediano geral do m² dos apartamentos (residenciais) ficou em R$ 4.600, sendo que nas unidades com um dormitório o preço é R$ 9.850/m², nas de dois dormitórios é R$ 3.720/m², e nas de três dormitórios é R$ 4.650/m².
O Anuário da Lopes aponta também que o segmento econômico teve destaque com 45% de incidência, seguido pelo médio padrão (32%), alto padrão (17%) e altíssimo (6%). Com relação ao cenário geral, o primeiro e o segundo trimestre ficaram com os recordes de novas unidades, com 45% e 33% respectivamente.
Com VGV total de R$ 544 milhões, o mercado de comerciais (18 lançamentos) somou 18 torres e 1.096 unidades novas em 2013, apresentando preço mediano do m² e tíquete médio, respectivamente, de R$ 10.000 e R$ 537 mil. Já o mercado de hotéis e flats, que contou com três novos empreendimentos, ficou com VGV de R$ 53 milhões para suas três torres e 200 unidades. O preço médio do m² foi de R$ 11.630 e o tíquete mediano de R$ 221 mil.

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