Brookfield Incorporações transforma tapumes de obra em arte urbana
Publicado em 19 de Outubro de 2010
A Brookfield Incorporações lança na última segunda-feira (18/10), a Urban Gallery, uma campanha institucional que fará uma serie de intervenções artísticas em espaços públicos. Assinada pela agência Ginga, a ação transformará cinco tapumes gigantes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia em obras de arte. O projeto somará mais de 2400 m² de área, transformando a ação numa das maiores exposições ao céu aberto já realizada no País.
O projeto contará com ações em blogs e Facebook, anúncios em mídia imprensa e online, endomarketing, site mobile e comerciais em cinema, entre outras ações. A pessoa que passar nos tapumes e tiver seu aparelho de bluetooth ligado, receberá, via celular, informações sobre o artista e a obra de arte. Além disso, poderá baixar um wallpaper.
Para Adriana Pusch, diretora de marketing institucional da Brookfield Incorporações, a expectativa é reforçar ainda mais a presença institucional da marca nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia. De todos os lançamentos imobiliários nos primeiros nove meses de 2010, essas cidades representaram 93,6% dos lançamentos, o que corresponde a R$ 1750,3 milhão em Valor Geral de Vendas (VGV). Para atingir o guidance de R$ 3,5 bilhões em 2010, a empresa tem como estratégia explorar novos mercados e reforçar sua presença nestas regiões.
Para Pedro Del Priore, sócio-diretor de planejamento estratégico da Ginga, agência parceira no projeto, a plataforma "Urban Gallery" é perene e vai sustentar não apenas este projeto, mas comunicar conteúdos variados e pertinentes ao espaço urbano. “A campanha vai interagir com todos os públicos da empresa, sejam investidores ou consumidores”, afirma.
A curadoria é da Rojo. O artista americano Tofer Chin, bacharel pela Otis College of Arts and Design, em Los Angeles, será o responsável por transformar o tapume de 170 m do edifício Brookfield Malzoni Faria Lima, em São Paulo, em um painel inspirado na Op Art. Já no Rio de Janeiro, a artista espanhola Anna Taratiel, a OVNI, será a responsável por transformar o tapume de 280m do empreendimento corporativo Barra Business - o maior de todos que fazem parte da exposição - em um grande painel de arte urbana.
Adriana Pusch ressalta que a expectativa do projeto é trazer outras linguagens para os tapumes, como quadrinhos, literatura, poesia, cinema e design. “Esta é apenas a primeira exposição de um novo projeto cultural. Criamos um manifesto artístico e uma galeria urbana. Nossa proposta é investir nesse tipo de arte como representação, combinando experimentalismo, design e composições diferenciadas e inovadoras. Nossos tapumes vão se transformar em um suporte para receber as mais diversas manifestações artísticas”, afirma a executiva.
Quem acompanha o Portal VGV sabe que o uso de tapumes em obras não é nenhuma novidade. A Goldsztein Cyrela reservou espaço nos tapumes do Urban Concept para arte urbana no ano passado. Leia a matéria inteira clicando aqui: Grafite em tapume de obra.
Comentários