Brookfield Incorporações transforma tapume de 600m² na Rua Augusta em obra de arte

portalvgv 27/01/2012 0
Em comemoração ao aniversário da cidade, o empreendimento Ca’d’Oro São Paulo foi escolhido para receber o projeto Urban Gallery

Em homenagem aos 458 anos da cidade de São Paulo, a Brookfield Incorporações escolheu o Ca´d´Oro – um dos ícones paulistanos que volta com novo projeto desenvolvido pela empresa – para receber a primeira obra da temporada 2012 do Urban Gallery. Com objetivo de investir na arte urbana em locais onde a empresa atua, o projeto transformará o tapume de 600 m², que cerca as obras do empreendimento, em vitrine para a arte do artista plástico e fotógrafo Flavio Samelo.

Fã de artistas concretos paulistas da década de 50, Samelo foi buscar nas teorias da física sua matéria-prima para o próximo trabalho. O artista fará uma obra de arte com figuras geométricas, inspirada nos estudos de óptica do físico inglês Isaac Newton. As cores que serão utilizadas são as mesmas do arco-íris, geradas pela dispersão da luz do sol. “Meu interesse atualmente é pelo aspecto visual da reflexão e refração da luz e nas formas geométricas e cores que são geradas a partir desses fenômenos”, afirma o artista.

O tapume está localizado nas ruas Augusta, Avanhandava e Caio Prado, na Bela Vista. No local, a empresa está construindo o Ca´d´oro São Paulo, que traz os mais modernos conceitos de mixed-use, reunindo unidades residenciais, comerciais e hoteleiras no mesmo terreno.

O Urban Gallery já transformou mais de 11 tapumes nas cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Campinas, Belford Roxo (RJ) e Niterói (RJ) em verdadeiras exposições a céu aberto. Além de grafiteiros nacionais, artistas de regiões como Nova Iorque, Barcelona e Califórnia já vieram ao país para participar do projeto.

“Como os nossos projetos transformam a paisagem urbana, apostamos neste tipo de arte, que é democrática, de acesso fácil e gratuito para toda a população. Acredito que essa manifestação artística interfere no nosso modo de nos relacionar com a cidade, combinando arte experimental, design, grafite, artes plásticas, fotografia e diversas outras linguagens”, afirma Adriana Pusch, diretora de Marketing Institucional e Responsabilidade Social da empresa.

O projeto Urban Gallery começou no início de 2010, com a obra do artista californiano Tofer Chin em um tapume do Pátio Bandeiras, em plena Av. Faria Lima. Desde então, a exposição já somou mais de 4.100 m² de arte. Em parceria com a Agência Ginga, o projeto conta com curadoria da Rojo, que atua na cena cultural internacional há mais de dez anos e tem escritórios em Barcelona (Espanha), Milão (Itália) e São Paulo (Brasil), além da artspace network, uma rede de mais de 25 galerias associadas ao redor mundo.

* Veja também: Tapumes de obra viram galerias de arte e poderosas ferramentas de marketing imobiliário

Comente esta notícia »