Brookfield Incorporações promove nova edição do Urban Gallery em Curitiba

portalvgv 05/02/2012 0
O projeto tem como objetivo apoiar arte urbana na cidade, realizando intervenções artísticas em espaços públicos

A Brookfield Incorporações está promovendo mais uma edição do projeto Urban Gallery em Curitiba, que transformará o tapume do empreendimento Younique em obra de arte. O artista plástico curitibano André Mendes, formado em Design Gráfico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), realizará a pintura em um tapume de 52 metros de comprimento e 2,3 metros de altura no empreendimento, lançado pela empresa no início do ano em Água Verde.

Influenciado pelos grandes mestres espanhóis Antoni Tàpies, Joan Miró e Salvador Dali, e pelas cores do artista francês Henri Matisse, o trabalho trará elementos gráficos em cores vibrantes e será realizado com tinta aerosol. “Usarei cores contrastantes com objetivo de reproduzir movimento, profundidade e a sensação de efeito sonoro”, afirma Mendes, ressaltando que a arte buscará causar um choque com o entorno. O artista também foi o responsável por outra edição do evento, quando pintou uma arte de 50m de altura em um paredão, ao lado do empreendimento ink Champagnat. Foi a maior intervenção artística deste tipo em Curitiba.

A obra integra o Urban Gallery, uma iniciativa da Brookfield Incorporações lançada em 2010, que já transformou 11 tapumes da incorporadora nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campinas, Niterói e Belford Roxo(RJ) em obras de arte. Desde o inicio do projeto até agora, já foram 4.100 metros quadrados de arte, tornando o projeto em uma das maiores exposições a céu aberto do País.

De acordo com Adriana Pusch, diretora de Marketing Institucional da Brookfield Incorporações, o projeto reforça a atuação da empresa como desenvolvedor urbano. “Nossa proposta é transformar nossos tapumes em plataformas, um suporte para receber as mais diversas manifestações artísticas. Ao contribuir com estas intervenções, contribuímos para transformar o cenário urbano, afirma.

A ação conta também com a participação da agência digital Ginga e com a curadoria da Rojo, produtora que atua na cena cultural internacional há mais de dez anos, com escritórios em Barcelona (Espanha), Milão (Itália) e São Paulo (Brasil).

Perfil do artista
Nascido em Curitiba, André Mendes é formado em Design Gráfico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialista em desenho artístico pelo Instituto Superior de Desseny Y Escola de la Imatge – IDEB, Barcelona. Após três anos de experiência em Barcelona, o artista realizou, em 2006, sua primeira exposição individual na cidade de Porto, em Portugal. Atualmente, sua pesquisa e produção são voltados para a pintura sobre tela e painéis em diversos formatos, técnicas e materiais.

Comente esta notícia »