Automação residencial está cada vez mais ao alcance de todos


Automação residencial está cada vez mais ao alcance de todos

A automação deixou de ser tendência e já tem espaço em um número cada vez maior de residências. A invasão de aparelhos eletrônicos como celulares, smartphones, PCs, notebooks, TVs de alta definição de plasma e de LCD, games interativos e outros aproximou as pessoas da tecnologia e escancarou o desejo de estender esse recurso a cortinas, câmaras, iluminação, alarmes, acessos.

Especialistas afirmam que uma das maiores barreiras para utilização massiva da automação residencial até alguns anos atrás era o preço. “Hoje, com R$ 4 mil, você consegue automatizar um apartamento de 100 m². Com esse valor, é possível fazer um projeto com cenários de iluminação na sala e numa suíte. Costumo dizer que se uma pessoa tem dinheiro para comprar uma TV de plasma ou LCD , ela tem dinheiro para fazer um projeto de automação”, afirma Jean Pascal Nathan De Simone, especialista que atua com automação desde 2003 e diretor geral da Z-Wave, pioneira no mundo em automação residencial wireless (sem fio).

De Simone é um dos maiores defensores no Brasil da facilitação de acesso à automação residencial. Segundo ele, a automação hoje já é passível de ser alcançada por um número maior de pessoas e não deve ser monopolizada por apenas uma classe social. “A percepção de que a automação residencial é cara e somente para projetos milionários é completamente equivocada e só atende aos interesses de algumas poucas empresas estrangeiras”, diz De Simone .

Atentas à crescente demanda dos usuários pelas facilidades permitidas pela automação residencial, empresas como a Construtura Bracco e a PSi, ambas pioneiras no setor de construção, já incorporam ao projeto arquitetônico a infraestrutura necessária para automatizar todos os ambientes dos apartamentos. “No nosso próximo lançamento, o Practical Life Brooklin será possível, por intermédio de celulares e tablet PCs, acionar os principais sistemas e equipamentos da residência, tais como cortinas, persianas, acessos com controle biométrico, câmeras de segurança, ar-condicionado, iluminação, aparelhos de som, vídeo, DVD, TVs e muito mais”, afirma Nelson Parisi, diretor geral da PSi.

Segundo Parisi, o projeto de automação para cada imóvel pode ser modular, feito aos poucos, chegando a uma automatização plena, na qual vários recursos da residência poderão ser integrados. O Practical Life Brooklin (www.practical.com.br/brooklin), mais novo empreendimento da Bracco e da PSi, irá oferecer os sistemas Z-Wave e 3NYX, última palavra em automação residencial.  É o primeiro empreendimento na cidade de São Paulo a oferecer esse sistema.

Comentários

  1. Estou a procura de empresa em Salvador/BA que faça iluminação automática de residência. Se vcs puderem me ajudar, desde já agradeço.


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional