Atingindo clientes internacionais interessados no mercado imobiliário brasileiro – por Brian Requarth


1188647_house_hdrEste é um post do convidado Brian Requarth, CEO da VivaReal, portal imobiliário online presente em 25 países da América. VivaReal.com.br foi lançado no Brasil em 2009. Brian fala às companhias imobiliárias sobre as tendências do Mercado imobiliário online.

Como um Americano atualmente sentado em meu escritório em São Paulo, eu me lembro de anos atrás quando disse a amigos e familiares que gostaria de começar um negócio no Brasil. A maioria deles não entendeu por que eu queria construir um negócio aqui. Recentemente eu recebi mensagens no Facebook perguntando meus planos para a Copa do Mundo em 2014. Claramente a impressão e o interesse pelo Brasil mudaram drasticamente!

Quem está investindo no Mercado imobiliário brasileiro?

De acordo com nossa pesquisa, os 5 países com maior interesse em imóveis no Brasil são:

• Estados Unidos
• Portugal
• Itália
• Espanha
• Reino Unido

Como os estrangeiros encontram um imóvel?

Quase todos os compradores estrangeiros começam sua pesquisa através da internet antes de chegar ao Brasil. A principal razão para que isso ocorra é a falta de opções. Se você for um investidor bancário mudando de Londres para São Paulo, você não tem alternativa além da pesquisa online. Além disso, nos mercados como os Estados Unidos, 90% dos compradores de casas começam sua pesquisa online (Associação Nacional dos Corretores de Imóveis) - então a cultura de utilizar a internet para pesquisa é mais consolidada do que no Brasil.

Uma vez que os compradores internacionais se encontram no Brasil, a maioria das pessoas diversificam-se entre algumas caminhadas em bairros e também pesquisas online e, em alguns casos, revistas especializadas que podem ser encontradas em locais frequentados por estrangeiros.

Na maioria dos casos, compradores pesquisam diferentes bairros e procuram lugares que são próximos aos locais onde irão trabalhar. A experiência de pesquisa de imóveis que integra serviços como Google Maps ajuda a orientar os compradores. Isso é particularmente importante em cidades como São Paulo, onde a principal razão para mudanças é o trabalho. Outros compradores, aqueles que se encaixam na categoria de investidores, geralmente procuram imóveis no Rio ou Nordeste (Fortaleza, Natal). Neste caso, estar próximo à praia ou de uma nova área urbana em desenvolvimento se torna importante.

Como você pode atingir esse mercado?

Existem diversas maneiras de contatar compradores internacionais. Com base em nossa pesquisa, a maioria dos compradores internacionais começa sua pesquisa online e procuram por propriedades em inglês, então se sua presença na web for em inglês, você estará um passo a frente. Ter uma ferramenta de pesquisa online, como um blog, onde você escreva conteúdo relevante que interesse a estrangeiros pode ser um meio efetivo de atrair novos clientes e construir credibilidade como um ASSESSOR/CONSELHEIRO confiável.

Clientes da Alemanha ou Japão normalmente não esperam encontrar muitas informações sobre imóveis em Alemão ou Japonês. Além de ter seu webiste/blog em inglês, existem websites escritos na língua inglesa onde você pode anunciar sua propriedade. Nós lançamos uma versão em inglês do nosso site no último ano. Se você tem perguntas para mim, sinta-se à vontade para me contatar no Twitter : @brianrequarth.

Comentários

  1. Tenho um imóvel maravilhoso em paraty e gostaria de vende-lo e oferece-lo no mercado internacional!! Luiza

  2. Gostaria de anunciar a venda de um imóvel casa em João Pessoa ( capital ) para o mercado exterior.


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