Hello world!

Aprenda a otimizar o controle de contas


Realizar um rigoroso e efetivo controle de contas é condição precípua para a sobrevivência de qualquer empresa, em especial em um mercado competitivo como o que se apresenta atualmente em todos os setores. Trata-se, na verdade, de função essencial para garantir a saúde financeira das organizações, independentemente do ramo em que atuem.



Nesse artigo, você descobre por que é fundamental a utilização de ferramentas que auxiliem no processo de controle de contas, descrevendo os benefícios e facilidades de ter as informações centralizadas e integradas com o uso de recursos tecnológicos adequados.



Softwares para gestão financeira



Até algum tempo atrás — modelo que ainda existe em alguns casos —, as empresas se valiam de relatórios e controles realizados manualmente, a partir do uso de tabelas e calculadoras e, mais recentemente, de planilhas eletrônicas.



Como é natural, o tempo despendido nessa tarefa era longo e a ocorrência de erros frequente. Além disso, não havia forma prática para integração das informações com outros setores da empresa ou mesmo com dados de mercado, inviabilizando a tomada de decisão rápida e proativa.



Com o surgimento e evolução de ferramentas apropriadas, os softwares de gestão, as empresas passaram a ter uma vantagem competitiva considerável. Afinal, as informações começavam a ser processadas de forma mais rápida e segura, possibilitando aos gestores o entendimento da situação da empresa bem como a aplicação de medidas gerenciais efetivas quando necessário.



Informações precisas e acessíveis



No modelo tradicional de controle de contas, é comum observar a existência de informações dispersas e desestruturadas em vários setores da empresa. Por falta de padronização e de um banco de dados centralizado, cada agente que necessita da informação a armazena e atualiza da forma que entende ser mais conveniente.



Como é natural, a mesma informação tende a ficar desatualizada em cada um desses repositórios, além do acesso direto ficar restrito somente ao responsável pelo seu armazenamento.



Um software de gestão financeira garante que a informação está sempre exata e atualizada, uma vez que os dados são centralizados e as alterações são realizadas em um único ponto. Mais que isso, o acesso é garantido a todos que assim necessitam, inclusive fora do ambiente físico da empresa, respeitadas as restrições de acesso definidas pelo gestor.



Modelos pré-definidos e ajustáveis



Ao realizar o controle de contas da empresa, por meio de planilhas eletrônicas, invariavelmente o responsável se obriga a começar o trabalho do zero. Definir e coletar as informações necessárias, criar as fórmulas de cálculo e os relatórios são atividades praticamente “artesanais”.



Com a utilização de um software adequado para gestão financeira, esse trabalho já é feito previamente pelo desenvolvedor da ferramenta, que se vale das regras providas pela legislação e pelo mercado para a definição das informações necessárias, bem como sua integração e processamento.



Além disso, o software evolui constantemente e permite a personalização dos modelos para a realidade específica de cada organização.



Como escolher uma ferramenta para controle de contas



Embora o investimento em um software de gestão seja atitude recomendável às empresas que buscam o efetivo controle das contas, é importante buscar uma ferramenta que ofereça recursos que permitam agregar vantagem competitiva, afinal o sucesso do negócio depende basicamente das decisões tomadas pelo gestor.



Um bom software deve ofertar uma visão geral e instantânea da situação da empresa, de modo a permitir que sejam rapidamente identificados e solucionados eventuais indicadores de problemas, antes mesmo que se tornem complicações reais.



Mais que isso, é imprescindível que a ferramenta escolhida ofereça recursos de organização e compartilhamento de informações em tempo real — afinal, agilidade é exigência cada vez mais frequente.



No campo operacional, é ainda exigido que permita a troca de dados entre as diferentes áreas da empresa e possua recursos que garantam a segurança dessas informações.



Por fim, deve o software fornecer elementos que possibilitem ao gestor identificar com clareza o desempenho dos diversos departamentos que compõem a organização e permita simular e antecipar cenários futuros, que por sua vez criarão as condições necessárias para tomadas de decisão baseadas em informações concretas. 



Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional