Hello world!

Resultados do 3º trimestre reforçam recuperação nos lançamentos e vendas da incorporação em 2017


Indicadores Abrainc-Fipe


Na comparação com o mesmo período de 2016, o volume de lançamentos foi 46,1% superior e as vendas de imóveis novos avançaram 8,2%


De acordo com informações de empresas associadas à Abrainc, os resultados consolidados do 3º trimestre de 2017 apontam crescimento expressivo os lançamentos (+46,1%) e nas vendas (+8,2%) de imóveis novos, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Com isso, os resultados do trimestre encerrado no mês de setembro reforçam a trajetória positiva da incorporação imobiliária em 2017, contribuindo para o aumento de 12,1% das unidades lançadas e de 2,8% nas unidades vendidas, na comparação com o período janeiro-setembro de 2016. Finalmente, considerando o horizonte dos últimos 12 meses, os lançamentos de imóveis novos registraram alta de 11,7%, enquanto as vendas avançaram 2,6% na comparação com o período anterior.

 

Pela ótica por segmento, ainda é possível constatar diferenças no desempenho recente dos empreendimentos residenciais de médio e alto padrão (MAP) e dos empreendimentos residenciais vinculados ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). De um lado, embora os lançamentos residenciais de médio e alto padrão tenham se mantido praticamente estáveis no somatório dos últimos 12 meses (+0,1%), as vendas do segmento ainda acumulam queda de 11,6% em relação ao período precedente. Tal quadro contrasta com os números positivos registrados pelos empreendimentos do programa MCMV, que incluem tanto o aumento no volume de lançamentos (+16,9%) quanto nas vendas (+23,8%) de unidades nos últimos 12 meses, em comparação ao período anterior.

 

Considerando todos os segmentos, foram contabilizados 36,3 mil distratos nos últimos 12 meses, o equivalente a 34,5% das vendas de imóveis novos. No mesmo período, a relação entre distratos e vendas do segmento MAP foi de 44,8% enquanto esse percentual foi de 19,4% entre empreendimentos MCMV. Levando-se em conta a safra de lançamentos mais antiga na série histórica (1º trimestre de 2014), a proporção de distratos entre as unidades vendidas do segmento MAP é de 33,6%, percentual que supera o registrado para a mesma safra de empreendimentos do programa MCMV (20,7%).

 

 

Radar Abrainc-Fipe
 

 Resultados do terceiro trimestre de 2017 mostram avanços em todas as dimensões do Radar

Na comparação com o trimestre anterior, houve melhorias em indicadores do ambiente macro, demanda e crédito imobiliário

 

Segundo informações do Radar Abrainc-Fipe, as condições gerais do mercado imobiliário melhoraram no terceiro trimestre de 2017, com nota média de 4,1 na escala entre 0 (menos favorável) a 10 (mais favorável). O resultado destaca o avanço de 0,5 ponto no comparativo com o trimestre anterior (junho/2017); avanço de 1,5 ponto frente à nota geral ao final de 2016 (dezembro/2016); e avanço de 1,5 ponto na comparação com a pontuação registrada há 12 meses (setembro/2016).

Neste sentido, a trajetória reforça os sinais de recuperação observados ao longo do primeiro e segundo trimestres deste ano, com melhorias observadas em todas as dimensões e em quase todos os indicadores. Contudo, é necessário salientar que a recomposição de condições favoráveis vividas pelo mercado entre 2010 e 2014 ainda exige melhorias em diversos indicadores monitorados pelo Radar Abrainc-Fipe, dentre os quais vale ressaltar: emprego, massa salarial e atratividade do financiamento imobiliário.

 

Sobre a ABRAINC


A Abrainc foi constituída em 2013 com o objetivo de levar mais eficiência à gestão, qualificar e aprimorar o processo da incorporação imobiliária. Atualmente a Abrainc reúne 34 companhias e abrangência nacional. Seu objetivo é representar essas empresas, fortalecendo o setor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país e de suas cidades. A associação atua em defesa da responsabilidade socioambiental, da ética, da integridade e das conformidades técnica, fiscal e urbanística.

 

Entre os principais temas em debate atualmente na associação estão as questões referentes aos processos de incorporação, ao impacto dos empreendimentos nas cidades, à burocracia nas diversas fases do negócio, à produtividade do setor e à ampliação do crédito e do financiamento.



Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional