Hello world!

Coteaqui reúne construtoras em evento inédito


startup pernambucana discutirá o mercado de construtechs 


Em um mundo cada vez mais conectado, é de se esperar que todos os setores econômicos estejam atualizados e conectados, correto? Na prática, não é o que acontece. De acordo com publicação da Harvard Business Review no artigo "Which Industries Are the Most Digital (and Why)?"o segmento de construção aparece como o segundo pior em termos de adoção de tecnologias digitais em seus processos de negócio.


É a busca por modernizar ainda mais o dia a dia das construtoras que motivou em 2014 a criação do Coteaqui, startup especializada na cadeia de suprimentos da construção civil. O Coteaqui promove nesta sexta (15/12), a partir das 18h, o Dia do Comprador 4.0 na Rua do Apolo, 235 - Porto Digital. O objetivo é construir o Coteaqui 2018 junto com os compradores que usam a plataforma e confraternizar as conquistas de 2017. "Queremos construir o futuro deste segmento junto com quem mais entende do assunto", afirma Alyson Tabosa, jovem empreendedor e criador da startup. Além disso, será discutido o mercado das construtechs - empresas digitais voltadas para a construção civil.


Fruto de um trabalho desenvolvido inicialmente por alunos do Centro de Informática da UFPE, o Coteaqui é uma ferramenta útil que economiza horas em telefonemas, e-mails e planilhas em busca do melhor preço. Tudo fica ali, na tela do computador: preços e condições atualizados em tempo real. O comprador pode então negociar as melhores condições para sua compra diretamente com os vendedores escolhidos. 


O Coteaqui conta com 3mil fornecedores em todo o Brasil e vinte construtoras em Pernambuco, como a Porto Engenharia, Construtora Carrilho, Viana & Moura Construções e CP Construção. A empresa é formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais em todo o Brasil, em uma estrutura horizontalizada. Os parceiros João Roberto Queiroz e Hugo Azevedo ajudam a comandar o time ao lado de Alyson.


Associado à Softex (Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife) ao Porto Digital e parceiro da Ademi-PE, o Coteaqui foi a primeira construtech a receber incentivos da Softplan, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil. 


Foram investidos R$500mil reais por um terço do controle da empresa. "Isso significa que tivemos o valor de mercado avaliado em R$1,5mi de reais", afirma Alyson Tabosa. Com sede em Florianópolis e mais de 1500 funcionários, a Softplan é responsável pela Construtech Ventures, iniciativa voltada para investimentos exclusivos deste segmento. Outros investimentos vieram do Porto Digital (através da Jump Brasil) e do investidor-anjo Thiago Melo, diretor de comunicação da ADEMI. 




"Esperamos que este evento seja um marco para o mercado da construção civil, mostrando ainda mais como a tecnologia pode economizar recursos e aumentar a eficiência das empresas", completa Alyson. Interessados em participar (fornecedores e compradores do setor) podem agendar sua participação pelo link: https://www.sympla.com.br/dia-do-comprador-40__222545.


Portal VGV

Portal VGV

Comentários


BANCA VGV

Fique atualizado com o melhor da central de conhecimento do mercado imobiliário! Conheça cursos exclusivos e as melhores publicações do setor.

Confira a banca completa

Patrocínio Institucional