NEWSLETTER    RECEBA SEMPRE EM PRIMEIRA MÃO NOSSO CONTEÚDO

Hello world!

Aprenda a otimizar o controle de contas

Realizar um rigoroso e efetivo controle de contas é condição precípua para a sobrevivência de qualquer empresa, em especial em um mercado competitivo como o que se apresenta atualmente em todos os setores. Trata-se, na verdade, de função essencial para garantir a saúde financeira das organizações, independentemente do ramo em que atuem.



Nesse artigo, você descobre por que é fundamental a utilização de ferramentas que auxiliem no processo de controle de contas, descrevendo os benefícios e facilidades de ter as informações centralizadas e integradas com o uso de recursos tecnológicos adequados.



Softwares para gestão financeira



Até algum tempo atrás — modelo que ainda existe em alguns casos —, as empresas se valiam de relatórios e controles realizados manualmente, a partir do uso de tabelas e calculadoras e, mais recentemente, de planilhas eletrônicas.



Como é natural, o tempo despendido nessa tarefa era longo e a ocorrência de erros frequente. Além disso, não havia forma prática para integração das informações com outros setores da empresa ou mesmo com dados de mercado, inviabilizando a tomada de decisão rápida e proativa.



Com o surgimento e evolução de ferramentas apropriadas, os softwares de gestão, as empresas passaram a ter uma vantagem competitiva considerável. Afinal, as informações começavam a ser processadas de forma mais rápida e segura, possibilitando aos gestores o entendimento da situação da empresa bem como a aplicação de medidas gerenciais efetivas quando necessário.



Informações precisas e acessíveis



No modelo tradicional de controle de contas, é comum observar a existência de informações dispersas e desestruturadas em vários setores da empresa. Por falta de padronização e de um banco de dados centralizado, cada agente que necessita da informação a armazena e atualiza da forma que entende ser mais conveniente.



Como é natural, a mesma informação tende a ficar desatualizada em cada um desses repositórios, além do acesso direto ficar restrito somente ao responsável pelo seu armazenamento.



Um software de gestão financeira garante que a informação está sempre exata e atualizada, uma vez que os dados são centralizados e as alterações são realizadas em um único ponto. Mais que isso, o acesso é garantido a todos que assim necessitam, inclusive fora do ambiente físico da empresa, respeitadas as restrições de acesso definidas pelo gestor.



Modelos pré-definidos e ajustáveis



Ao realizar o controle de contas da empresa, por meio de planilhas eletrônicas, invariavelmente o responsável se obriga a começar o trabalho do zero. Definir e coletar as informações necessárias, criar as fórmulas de cálculo e os relatórios são atividades praticamente “artesanais”.



Com a utilização de um software adequado para gestão financeira, esse trabalho já é feito previamente pelo desenvolvedor da ferramenta, que se vale das regras providas pela legislação e pelo mercado para a definição das informações necessárias, bem como sua integração e processamento.



Além disso, o software evolui constantemente e permite a personalização dos modelos para a realidade específica de cada organização.



Como escolher uma ferramenta para controle de contas



Embora o investimento em um software de gestão seja atitude recomendável às empresas que buscam o efetivo controle das contas, é importante buscar uma ferramenta que ofereça recursos que permitam agregar vantagem competitiva, afinal o sucesso do negócio depende basicamente das decisões tomadas pelo gestor.



Um bom software deve ofertar uma visão geral e instantânea da situação da empresa, de modo a permitir que sejam rapidamente identificados e solucionados eventuais indicadores de problemas, antes mesmo que se tornem complicações reais.



Mais que isso, é imprescindível que a ferramenta escolhida ofereça recursos de organização e compartilhamento de informações em tempo real — afinal, agilidade é exigência cada vez mais frequente.



No campo operacional, é ainda exigido que permita a troca de dados entre as diferentes áreas da empresa e possua recursos que garantam a segurança dessas informações.



Por fim, deve o software fornecer elementos que possibilitem ao gestor identificar com clareza o desempenho dos diversos departamentos que compõem a organização e permita simular e antecipar cenários futuros, que por sua vez criarão as condições necessárias para tomadas de decisão baseadas em informações concretas. 



Portal VGV

Portal VGV

Comentários


Próximo evento

Workshop Marketing Imobiliário de Alto Impacto e Baixo Custo

Estratégias para acelerar a venda e a locação de imóveis

Faltam:

Garanta Aqui

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES

Saiba como foi

BANCA VGV


Adquira guias completos do mercado imobiliário da sua região. Tenha em suas mãos tudo o que precisa para vender mais.


saiba mais

APOIO INSTITUCIONAL

NEWSLETTER    RECEBA SEMPRE EM PRIMEIRA MÃO NOSSO CONTEÚDO